Há quem não acredite em coincidências, mas poucas são tão improváveis quanto esta: em 2012, um rapaz chamado Sam Sung trabalhava em uma Apple Store. A história voltou a circular nesta quarta-feira (22) após o Business Insider (BI) relembrar o caso e entrevistar o protagonista, hoje conhecido como Sam Struan.
Na época, Struan era vendedor em uma unidade da Apple Store em Glasgow, na Escócia. Seu nome de batismo, “Sam Sung”, rendia apenas risadas discretas e alguns trocadilhos inocentes — até que ele se mudou para o Canadá e foi trabalhar em uma loja da Apple em Vancouver. Foi ali que a coincidência se transformou em um fenômeno da internet.
“Nunca vou esquecer o momento em que viralizei”, contou Struan ao BI. “Eu estava no meu outro emprego de meio período e meu telefone começou a tocar loucamente. Pensei que um membro da minha família tivesse morrido. Depois descobri que alguém havia postado uma foto do meu crachá no Reddit.”
Sem muito envolvimento com redes sociais na época, Struan achou que se tratava de um golpe e ignorou o aviso. Horas depois, a própria Apple entrou em contato: a imagem do crachá “Sam Sung” havia se espalhado por toda a internet, gerando piadas, memes e manchetes internacionais.
Preocupada com a repercussão, a Apple o realocou para uma área sem contato direto com o público e orientou seus colegas a não confirmar sua identidade.
“Eu só queria manter minha cabeça baixa e continuar empregado”, lembrou. Pouco depois, ele deixou o atendimento e se concentrou em passar despercebido até o caso perder força.
Struan não queria ser uma piada de internet
Em 2013, Struan decidiu deixar a Apple e mudar de carreira, passando a trabalhar com recrutamento. No ano seguinte, ele leiloou seus antigos crachás e uniformes da Apple para arrecadar fundos para caridade — um gesto simbólico de encerramento de ciclo. Mas o incômodo com o episódio permaneceu.
“Não é como ser conhecido por fazer um ótimo trabalho ou por ser um filantropo; era apenas uma piada online”, afirmou. O nome também atrapalhava sua vida profissional: “Todos os nomes de usuário com ‘Sam Sung’ estavam ocupados, e o nome confundia as pessoas em e-mails e redes sociais”.
Foi então que ele decidiu adotar o nome Sam Struan — uma homenagem a uma vila escocesa que ele admira e onde, segundo ele, encontrou paz. Hoje, mais de uma década depois, o consultor reflete sobre a fama inesperada com mais leveza, e diz que gostaria de ter se divertido mais com a coincidência.
Quer mais histórias curiosas sobre o mundo da tecnologia e seus bastidores? Acompanhe o TecMundo e fique por dentro dos bastidores das grandes empresas e dos episódios mais inusitados da história da tecnologia.