O Android é o sistema operacional mais utilizado nos smartphones do Brasil e a Samsung a marca preferida dos proprietários de celulares no país. É o que revela a nova edição da pesquisa “O brasileiro e seu smartphone”, feita em parceria por Mobile Time e Opinion Box, divulgada na segunda-feira (30).
De acordo com o relatório, o sistema do Google está presente em 72% dos celulares no território nacional, mais que o dobro do iOS, com 27%. Já a Samsung foi a marca que mais ganhou market share, subindo de 36% no ano passado para 40% em 2025, ficando à frente de Apple (27%), Motorola (16%) e Xiaomi (14%).

Frequência de troca, recursos mais usados e outras curiosidades
O levantamento também apontou que 30% dos brasileiros trocam de smartphone a cada três anos, enquanto apenas 7% mudam de aparelho anualmente, com a maioria dessas trocas (86%) envolvendo dispositivos novos. Além disso, 48,3% têm a intenção de comprar um celular nos próximos 12 meses.
Confira outras curiosidades sobre a relação entre o brasileiros e os celulares reveladas pela pesquisa:
- 72% dos entrevistados já tiveram quatro ou mais smartphones;
- As lojas online foram escolhidas para a compra do aparelho atual por 51% dos brasileiros, enquanto as lojas físicas responderam por 44% das vendas;
- Entre as pessoas que compraram online, 47% escolheram sites e apps de redes varejistas e 45% negociaram com comerciantes em marketplaces;
- Capacidade de processamento (31%), memória (25%), qualidade da câmera (16%) e duração da bateria (15%) são as funcionalidades mais importantes ao escolher um novo smartphone;
- O processamento é mais valorizado pelos homens (35%), enquanto as pessoas com 50 anos ou mais priorizam a memória (33%) e as de 16 a 29 anos se interessam mais pela duração da bateria (18%);
- A qualidade da câmera é a característica mais valorizada pelas mulheres (20%), aparecendo também em destaque entre os usuários do iOS (26%);
- Câmera, alarme, calculadora, relógio, mapa, reprodução de áudio e calendário são os recursos mais usados;
- 64% dos brasileiros têm um celular velho funcionando em casa.
O levantamento também mostrou que os brasileiros não se importam muito com os recursos de IA, a grande aposta das fabricantes no momento. Somente 3% dos entrevistados disseram que a inteligência artificial é a funcionalidade mais relevante no processo de decisão de compra.
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar um celular novo na Samsung!
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar um celular novo na Fast Shop!
- Aproveite: Cupom de desconto para comprar um celular novo no Mercado Livre!
Esse percentual permanece o mesmo independente da idade, gênero, classe social ou sistema operacional do dispositivo, de acordo com o relatório, sugerindo que os recursos inteligentes têm uma influência mínima na escolha do smartphone novo.

Furto e roubo de celulares
O levantamento também trouxe dados relacionados à segurança, apontando que 34% dos brasileiros já tiveram o celular furtado ou roubado alguma vez. Deste total, a maioria dos casos foi de roubo (55%) e aconteceu antes de 2023 (73%), com 10% das ocorrências no ano passado e 6% em 2025.
Entre as vítimas, 47% bloquearam o chip e o smartphone após a ocorrência e 16% afirmaram que os criminosos conseguiram acessar sua conta bancária por meio do aparelho e fazer transferências. Apenas uma pequena parcela dos entrevistados disse que tem seguro contra roubo (15%) e cadastro no programa Celular Seguro (21%).
A sensação de insegurança é maior quando o usuário está a pé na rua (78%). Shows, festas e eventos com grandes aglomerações de pessoas (61%), parques e praças públicas (47%) e ônibus (45%) foram outros locais inseguros citados, com 85% das pessoas afirmando que evitam usar o aparelho em tais situações.
- Fique por dentro: Apple é ultrapassada por Realme no Brasil e chinesas impulsionam mercado no primeiro semestre de 2025
Realizada entre os dias 13 e 27 de maio, a pesquisa ouviu 2.039 pessoas que têm smartphone, apresentando margem de erro de 2,1 pontos percentuais e grau de confiança de 95%. O relatório completo está disponível neste link.
Curtiu o conteúdo? Continue no TecMundo e compartilhe as notícias nas redes sociais com os amigos.