Samsung anuncia memórias LPDDR6 de 10,7 Gbps que podem estrear no Galaxy S26

A Samsung anunciou recentemente que começará o desenvolvimento das memórias RAM no novo padrão LPDDR6. Os novos chips de memória prometem mais velocidade, partindo de 10,7 Gbps, e devem estar disponíveis em breve nos futuros aparelhos da empresa.

Para atingir essa nova velocidade, a fabricante precisou recorrer a um método de fabricação superior. Assim, o LPDDR6 é produzido com litografia de 12 nanômetros para gerar esse ganho de performance adicional, apesar do LPDDR5X atual já conseguir esse valor em determinados casos.

Vale notar que a velocidade máxima do LPDDR5X é de 8,5 Gbps, ou seja, uma diferença de 25% em velocidade entre essas duas gerações. Aliás, para conseguir mais rapidez, os desenvolvedores aumentaram a contagem de canais de I/O, e aprimoraram as configurações energéticas desse chip.

Além dos smartphones, as memórias LPDDR6 também devem ficar disponíveis para tablets, notebooks e PCs ultra-compactos (Imagem: Samsung)

Em outras palavras, isso significa que esses módulos de memória terão um consumo energético balanceado. Também vale notar que esse novo sistema implementado pela fabricante consegue ajustar esse consumo de energia com base nas demandas de carga de trabalho em tempo real.

LPDDR6 vai demorar a engrenar

De modo geral, além do ganho em performance, a Samsung aponta uma melhoria de 21% em eficiência energética contra o padrão anterior. Porém, inícios de novas gerações de memórias costumam não apresentar tantas diferenças práticas aos usuários, e os saltos de desempenho ocorrem algum tempo depois, quando as tecnologias estão mais maduras.

  • Para o futuro, há a expectativa para que os módulos LPDDR6 atinjam velocidades de até 14 Gbps, marcando 64% mais rapidez que o LPDDR5X;
  • Hoje, o LPDDR5 já é usado em todos os smartphones recentes, mas foi lançado entre 2018 e 2019;
  • O padrão LPDDR6 foi oficializado pela JEDEC, associação que padroniza essas tecnologias, em junho deste ano;
  • Com isso, é esperado que mais fabricantes, como Micro e SK Hynix, anunciem seus próprios módulos;
  • Há especulações de que os futuros Galaxy S26 serão os primeiros aparelhos da Samsung a estrear com o LPDDR6.

Seja como for, a padronização do LPDDR6 ainda está relativamente distante, e vai demorar alguns anos até que a tecnologia se torne o novo padrão do mercado. Mais informações sobre essas memórias devem ser reveladas durante a apresentação da Samsung na CES, em janeiro de 2026.

Quer ficar por dentro das próximas novidades da Samsung, outras marcas de celulares e do mercado de tecnologia? Acompanhe o TecMundo nas redes sociais e não perca as atualizações mais recentes.

Related posts

Tecnologia em oferta no Esquenta 11.11 do Mercado Livre; smartwatches, roteadores e mais

Galaxy S26 tem possíveis especificações vazadas com detalhes das câmeras

Predador Terras Selvagens e O Agente Secreto se destacam em bilheteria