As próximas TVs da Samsung terão integração com o Gemini, do Google, e uma série de experiências focadas em inteligência artificial (IA). Durante o The First Look, evento da marca na CES 2026, foram anunciados também novos monitores, caixas de som e mais dispositivos de casa conectada.
TV Micro RGB de 130 polegadas
O principal destaque do evento da Samsung foi a nova TV Micro RGB com 130 polegadas (R95H), que promete ser um avanço em relação aos modelos OLED. Com fontes individuais de luz em cada LED (em cada ponto de luz vermelho, verde e azul), esse modelo promete qualidade de imagem “sem precedentes”, de acordo com a marca, trazendo cores vibrantes e tons pretos aprofundados.

Além de precisão, a TV também promete se destacar nos ambientes com um design de bordas ultrafinas. O modelo com 130” não tem previsão de lançamento no Brasil, mas a marca nos confirmou que existem planos para lançar modelos mais convencionais, como o de 65”.
Além do uso de IA para trazer respostas rápidas, indicar conteúdos e mais, a TV traz uma tecnologia chamada de Micro RGB AI Engine Pro. A novidade faz o controle das cores RGB de forma individual para aprimorar a qualidade de imagem.
IA e Gemini
A Samsung destacou a importância da IA nos seus novos produtos. A aposta no Vision AI Companion promete levar às TVs um “assistente de entretenimento”: baseado no Google Gemini, ele promete ajudar a encontrar conteúdos, traz respostas para perguntas específicas sobre os conteúdos, indica refeições que podem ser feitas para acompanhar uma série ou filme e mais. Vale notar que a função está disponível em modelos específicos de TVs e controles remotos.
Em ano de Copa do Mundo, a Samsung também anunciou uma função chamada de AI Soccer Mode Pro. Nós já vimos apostas parecidas no passado, com a TV ajustando imagem e som com IA para melhorar a qualidade da exibição.
- Há também a ferramenta AI Sound Controller Pro, que aumenta ou diminui o volume da torcida, dos comentaristas e até da música de fundo — ela funciona não só em esportes, mas também em programas e filmes, por exemplo.
- Ainda com base em IA, as TVs poderão encontrar receitas que estão vendo na TV só perguntando, de forma contextual.
- As respostas baseadas em IA ainda podem ser enviadas para outros dispositivos conectados da marca.
- A Samsung ressalta, porém, que as respostas geradas pelo Vision AI Companion precisam ser checadas pelo usuário, já que não há 100% de precisão com base na IA.
Novos monitores de até 1.040 Hz
Os monitores da linha Odyssey também ganharam destaque na apresentação. São cinco novos produtos que já foram adiantados em dezembro pela marca:
- Odyssey G9 3D 6K: esse modelo tem resolução 6K e fornece uma experiência 3D sem óculos;
- Odyssey G6: focado no cenário competitivo, e muito provavelmente para jogadores profissionais, esse modelo traz taxa de atualização de 1.040 Hz em resolução HD ou de 600 Hz em QHD;

- Odyssey G8: no modelo de 32″, há tecnologia OLED e o usuário opta por usá-lo com resolução 6K (165 Hz), mas traz 330 Hz em 3K. Ele também tem um modelo de 27″ com até 5K e 180Hz, mas funciona em QHD com 360Hz.
- Odyssey G8 QD-OLED: já essa outra versão tem resolução 4K e um painel QD-OLED, além de taxa de atualização de 240 Hz. Diferente dos outros, ele não tem Dual Mode.
- Os novos monitores rodam a partir do sistema operacional Tizen (com sete anos de atualizações) e trazem portas HDMI 2.1.
Geladeiras ainda mais conectadas: Family Hub
Um avanço que a Samsung fez na nova geração de eletrodomésticos envolve o SmartThings e o Family Hub. Em resumo, a ferramenta traz o AI Vision para as geladeiras da marca, que deve rastrear “com precisão o que é colocado e retirado da geladeira”, além de reconhecer os alimentos e ajudando a planejar refeições ou gerenciar os alimentos.
- As geladeiras agora trazem uma função chamada “What’s for Today?”: disponível só em alguns modelos, ela avalia o que você tem na geladeira e traz receitas com esses ingredientes.
- As receitas são exibidas no SmartThings Food, então é possível vê-las em outros produtos da marca.
- Em outra aposta similar, o “Video to Recipe” pega um vídeo que o usuário está assistindo e transforma ele em uma receita em texto, ajustando todas as etapas. A ideia é que o usuário não precise pausar ou voltar o vídeo durante o processo.
- Outra novidade é o FoodNote: ele gera um relatório semanal com os padrões dos usuários, como ingredientes mais usados, recomendações de receitas e os itens que podem ser reabastecidos.
*Esta é uma matéria em desenvolvimento e será atualizada com mais informações.
