As novas medidas de proteção contra vazamentos da Samsung acabaram, ironicamente, vazando na internet. A fabricante adotou um modo de chat seguro para tratar assuntos sigilosos internamente, numa tentativa de impedir que informações confidenciais escapem do domínio da empresa, segundo apuração de portais sul-coreanos.
Quando ativado, o modo de segurança restringe as formas de compartilhamento e armazenamento das mensagens.
O recurso impede:
- Capturas de tela das conversas;
- Copiar, colar ou encaminhar mensagens;
- Salvar o histórico localmente.
Os chats protegidos passam a ser identificados como “Conversas seguras”, deixando explícito que o conteúdo tratado ali é confidencial.
De acordo com fontes ouvidas pelo The Korea Herald, a ferramenta foi desenvolvida para prevenir vazamentos de informações sensíveis e reforçar a privacidade dos empregados. Implementada ao nível do sistema, a solução tende a ser mais eficaz do que apenas exigir o cumprimento de políticas corporativas.
Samsung não é boa em conter vazamentos
A Samsung não tem um histórico exemplar quando o assunto é manter sigilo sobre seus planos. Rumores recorrentes envolvendo futuros lançamentos — como o Galaxy S26 — são prova disso. Contudo, a adoção do novo modo teria sido motivada após conversas entre executivos da Samsung Electronics vazarem integralmente em plataformas como a Blind.
Mesmo com a nova camada de proteção, a empresa não está imune a novos vazamentos. Informantes e parceiros comerciais ainda podem divulgar informações a qualquer momento.
Até agora, a Samsung não comentou oficialmente sobre a nova política de conversas seguras. O The Korea Herald presume que a solução será implementada em todas as afiliadas da companhia que utilizam o serviço de chat proprietário.
Para acompanhar os bastidores da indústria de tecnologia e os próximos lançamentos da Samsung, siga o TecMundo no site e nas redes sociais.