Em meio a atual crise por chips de memória RAM, a Samsung deve promover um aumento na fabricação desses componentes, segundo informações do site DigiTimes. Apesar desse movimento para atender a demanda do mercado, esse aumento deve ser bem sutil e beirar apenas 5% ao longo de 2026.
A reportagem indica que a gigante da tecnologia irá aprimorar as capacidades da sua fábrica em Pyeongtaek, no sudoeste da Coreia do Sul. Mesmo assim, esse acréscimo na produção de chips RAM parece ser pequeno em relação à demanda do mercado, e até mesmo as projeções realizadas.
No total, a Samsung deve bater aproximadamente 8 milhões de wafer de chips de memória RAM, já contando com o aumento citado. Ao longo do ano também é possível que a companhia dona dos Galaxy recalcule a rota e expanda a fabricação novamente, mas o cenário atual não resolve muito a alta demanda pelos produtos.

Por que as marcas não aumentam mais a produção de RAM?
Um dos principais motivos para a Samsung e outras fabricantes expressivas de RAM, como a SKY Hynix, não aumentarem a produção é um receio de problemas futuros. Há um temor de que expandir as fábricas seria uma ideia ruim, caso a febre nos investimentos em inteligência artificial reduza em um futuro próximo.
- Mesmo assim, a expectativa é que a solicitação por novos lotes de RAM aumentem em 30% entre os anos;
- Boa parte dos clientes necessita desses componentes para alimentar aceleradores e data centers para IA;
- Muitas empresas pioneiras no setor, como a Micron, basicamente abandonaram o segmento consumidor para focar em abastecer o mercado profissional;
- No caso da Micron, a empresa encerrou a Crucial, divisão de memórias e SSDs famosa para o mercado doméstico;
- Em 2025, a Samsung teria aumentado o preço dos contratos de memória RAM em até 60% entre outubro e novembro;
- Novos aumentos devem continuar acontecendo, independente da fabricante, até que a oferta e demanda estejam equilibradas.
Como a demanda por IA não parece nem perto de acabar, as previsões iniciais indicam que a crise de memórias RAM deve durar até pelo menos 2027, mas em 2028 os impactos ainda deverão ser sentidos. O ideal é não esperar e realizar a compra de eletrônicos agora, antes que os preços aumentem ainda mais.
Quer acompanhar novidades da Samsung, os lançamentos de hardware e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.
