Após alguns meses de muitos rumores, a Samsung enfim anunciou o Exynos 2600, seu novo chip para smartphones que deve estrear na futura linha do Galaxy S26. O time sul-coreano não confirmou qualquer especificação da nova plataforma, mas se limitou a dizer que ‘fez um trabalho bem refinado’ para esta peça.
O anúncio foi feito por meio de um trailer enigmático que diz que a empresa “escutou em silêncio” aos pedidos dos fãs e as críticas que as últimas iterações da linha Exynos receberam. Dessa forma, a expectativa é que essa nova plataforma traga melhorias sensíveis em pontos como eficiência energética e aquecimento.
Um dos grandes diferenciais desse chip é que ele deve ser um dos primeiros a ser lançado com o processo de fabricação em 2 nanômetros e tecnologia GAA. A expectativa era de que essa plataforma móvel fosse oficialmente lançada ainda no segundo semestre de 2025, mas parece que só chegará mesmo no primeiro trimestre de 2026.
Fora a litografia bem avançada de 2 nanômetros, o destaque é o GAA (Gate-All-Around). Essa é a evolução da tecnologia FinFET usada pela Samsung em chips de até 5 nm, e que permite que o canal dos transistores sejam envolvidos em todas as suas partes por um tipo de portão de controle, que aumenta a estabilidade na corrente elétrica.
Como será o Exynos 2600?
Já que a Samsung não explicitou quais são as especificações técnicas do novo Exynos 2600, o que nos resta é especular. Informações passadas já sugeriam que esse seria um chip bem parrudo, até mesmo capaz de superar o A19 Pro da Apple em diversas frentes, por conta dessa nova litografia.
- Do lado da GPU, esse segmento deve ter ganhos de 30% contra o Snapdragon 8 Elite Gen 5 e até 75% contra o A19 Pro;
- Em testes multi-core, a diferença para a plataforma da Apple seria de 14%;
- Vale notar que a nova versão deve manter o esquema de dez núcleos híbridos da atual geral;
- A Unidade de Processamento Neural (NPU) para tarefas de IA deve ser 30% melhor do que o chip da Apple;
- Contra o novo Snapdragon 8 Elite Gen 5 a disparidade deve ser menor, já que o lançamento da Qualcomm acompanha muita potência;
- Testes vazados no Geekbench 6 indicam que o novo Exynos e o Snapdragon possuem performance similar;
- É esperado que o modelo mantenha a tecnologia fan-out wafer-level packaging (FOWLP), que melhora a eficiência energética nos dispositivos;
- A fabricante também pode inserir recursos como o Heat Path Block (HPB), que ajuda o chip a dissipar melhor o calor produzido em tarefas intensas.
A Samsung deve revelar mais informações sobre o Exynos 2600 entre janeiro e março, quando os Galaxy S26 forem formalmente anunciados. Vale notar que o chip não deve integrar os celulares em determinados países, como o próprio Brasil, que costuma receber a variante com Snapdragon.
Quer acompanhar novidades da Samsung, o mercado de smartphones e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.
