São Paulo cai no ranking das cidades mais caras do mundo em 2025

Mais uma vez, Singapura foi eleita a cidade mais cara do mundo, de acordo com a edição 2025 do relatório Julius Baer Global Wealth & Lifestyle, divulgada recentemente, repetindo a posição do ano passado. Já São Paulo caiu no ranking, deixando o top 10 no qual estava presente em 2024.

Analisando o custo de vida nas maiores metrópoles do planeta, a classificação leva em consideração os valores de diversos bens e serviços que representam um estilo de vida de alto padrão. 

Preços de bens de luxo, voos em classe executiva, escolas privadas, alimentação, serviços e moradia são alguns dos fatores analisados.

Cingapura é a cidade com maior custo de vida do mundo, atualmente. (Imagem: Getty Images)

Quais são as cidades mais caras do mundo em 2025?

O ranking das 10 cidades mais caras do mundo em 2025, de acordo com o Julius Baer Global Wealth & Lifestyle, é o seguinte:

  1. Singapura (Singapura);
  2. Londres (Inglaterra);
  3. Hong Kong (Hong Kong);
  4. Mônaco (Mônaco);
  5. Zurique (Suíça);
  6. Xangai (China);
  7. Dubai (Emirados Árabes Unidos);
  8. Nova York (Estados Unidos);
  9. Paris (França);
  10. Milão (Itália).

Além da manutenção de Singapura no topo, outros destaques da classificação atualizada são a capital inglesa trocando de posição com Hong Kong e o aumento do custo de vida em cidades da Ásia e do Oriente Médio. Dubai, por exemplo, entrou no top 10 ao subir cinco posições.

Desempenho semelhante foi apresentado por Bangkok e Tóquio, cada uma delas subindo seis posições, passando para o 11º e o 17º lugares, respectivamente. Ambas se aproximaram do seleto grupo de cidades que compartilham características como infraestrutura moderna, economia forte e grande apelo para investidores.

Segundo a empresa suíça de gestão de patrimônio responsável pelo relatório, a classificação é feita com base na média dos preços de todos os itens, fazendo a conversão em dólares. A coleta dos dados aconteceu entre novembro de 2024 e março deste ano.

O ranking analisa um total de 25 cidades, globalmente. (Imagem: Julius Baer Global Wealth & Lifestyle 2025/Reprodução)

Em que posição São Paulo está?

Por sua vez, a capital paulista saiu do grupo das 10 cidades mais caras do mundo este ano, o que representa uma boa notícia para os moradores. Ocupando a nona posição em 2023 e também em 2024, São Paulo passou para a 16ª posição no ranking Julius Baer Global Wealth & Lifestyle 2025.

Entre as explicações para a queda, acredita-se que a desvalorização do real e as medidas para a contenção de preços teriam contribuído para a redução do custo de vida na maior cidade do Brasil. Investimentos em áreas como mobilidade e habitação também podem ter influenciado.

Outra metrópole da América Latina que reduziu o custo de vida foi a Cidade do México. No ano passado, a capital mexicana estava no 16º lugar, atualmente ocupado por São Paulo, e agora caiu para a 21ª colocação, ficando à frente de Santiago (Chile), Manila (Filipinas), Vancouver (Canadá) e Joanesburgo (África do Sul), que completam o top 25.

Além de referência para avaliação de tendências de consumo e mobilidade global, esse ranking serve de termômetro para o setor imobiliário. A classificação é, ainda, um parâmetro interessante para quem pretende investir, estudar ou se mudar para outros países.

Curtiu o conteúdo? Continue no TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.

Related posts

ChatGPT remove recurso que mostrava conversas privadas no Google

Nintendo aumenta preços do Switch após tarifas de Trump nos EUA

Hacker coloca à venda dados de clientes e infraestrutura AWS da Claro