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Saros ganha novo trailer com gameplay no TGA 2025! Confira

by Fesouza
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No início do ano, a Sony apresentou um showcase recheado de novidades, que acabou culminando na revelação de Saros — novo projeto da Housemarque, estúdio de Returnal. Após ter seu primeiro gameplay divulgado em um State of Play em setembro, agora o projeto retornou novamente no The Game Awards desta quinta (11) com um novo vislumbre e a abertura da pré-venda.

A nova aventura da Housemarque colocará os jogadores no papel do personagem Arjun Devraj (interpretado pelo ator Rahul Kohli), que está em uma colônia fora do planeta, chamada Carcosa, e deve enfrentar uma criatura cósmica cheia de braços que parece ficar mais forte com a espécie de um eclipse.

Certamente, o novo gameplay de Saros soará bastante familiar para quem jogou Returnal — que foi um dos primeiros grandes exclusivos do PS5 em 2021, inclusive. 

Uma das principais diferenças entre a jogabilidade dos dois projetos da Housemarque são os recursos e a progressão permanentes, o que tornará cada morte valiosa na nova aventura. Confira o novo trailer de gameplay!

Pré-venda de Saros já está disponível na PS Store

Além do novo vislumbre nos terrenos hostis do game, a Sony também anunciou que a pré-venda de Saros já está disponível na PlayStation Store.

Saros será vendido em duas versões na PS Store: Standard Edition e Deluxe Edition. Certamente, a segunda opção inclui uma série de bônus. Se preferir garantir a mais básica, saiba que também terá acesso a uma armadura extra por conta da pré-venda. Os preços estão logo abaixo!

Quais as diferenças entre Saros e Returnal?

Saros e Returnal compartilham a base roguelike característica da Housemarque, mas adotam direções distintas em estética, tecnologia e construção de combate. 

A desenvolvedora destaca avanços técnicos e mudanças estruturais que diferenciam a experiência com o novo projeto — e o trailer mais recente serviu como ponto de partida para explicar como cada sistema foi repensado para ampliar a jogabilidade.

Saros ganha novo trailer com gameplay no TGA 2025! Confira

Segundo o diretor de arte Simone Silvestri, Saros aposta em uma identidade visual própria, definida como “uma fusão de neoclassicismo e futurismo italiano”. 

A ambientação de Carcosa apresenta cenários que mudam constantemente e combinam “formas amplas e geometria alienígena projetadas para atrair os jogadores para o interior”, criando um contraste direto com a atmosfera mais isolada e biomecânica de Returnal.

Outra diferença central está no protagonista. Enquanto Selene era mais vulnerável e dependia de esquivas precisas, Arjun Devraj utiliza o Escudo Soltari, que absorve projéteis e abre espaço para novas abordagens de combate. 

“Isso oferece estratégias completamente novas”, explicou o designer-chefe Abebe Tinari, afirmando que o recurso também influenciou a criação dos padrões de tiros e até de alguns quebra-cabeças. 

Saros ganha novo trailer com gameplay no TGA 2025! Confira

A equipe destaca ainda melhorias tecnológicas, como partículas dinâmicas em camadas, iluminação reativa, destruição avançada e o retorno da “tecnologia de tentáculos” — agora combinando animação manual e sistemas procedurais para gerar mais imprevisibilidade.

Quando Saros será lançado?

Ansioso para a nova aventura da Housemarque? Saiba que a data de lançamento de Saros já foi definida: o game chega exclusivamente ao PS5 no dia 20 de março de 2026. Potencialmente, ele também pode ser lançado para PC no futuro — mas isso é papo para outro momento.

Curtiu o novo gameplay de Saros no The Game Awards? Conte pra gente nas redes sociais do Voxel se você pretende garantir a pré-venda!

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