Home Variedade Satélite da UnB vai melhorar comunicação em áreas onde não há sinal de telefone

Satélite da UnB vai melhorar comunicação em áreas onde não há sinal de telefone

by
3 minutes read

A Universidade de Brasília (UnB) lançou um satélite que vai permitir a comunicação em áreas do Brasil onde não há sinal de telefone. Na sexta-feira (1º), o nanossatélite Alpha Crux, de apenas 10 centímetros, pesando 1 quilo e movido a energia solar, entrou em órbita.

O equipamento em formato de cubo é o primeiro desenvolvido pela UnB a chegar ao espaço, viajando em um foguete Falcon 9 da SpaceX. Através de sinais de rádio, o satélite busca melhorar a comunicação em áreas isoladas do país.

Leia mais:

Universitários brasileiros lançam CubeSat ao espaço com a SpaceXRússia lança satélite militar de comunicaçõesFoguete Falcon 9 entrega satélite brasileiro ao espaço em voo histórico

O Alpha Crux (ou Alfa Cruz) recebeu esse nome por causa de uma estrela da constelação Cruzeiro do Sul. Ele ficará a 500 quilômetros do solo durante dois anos. Alunos e professores da UnB vão monitorar os dados quatro vezes ao dia. A pesquisa é coordenada pelo professor Renato Alves Borges, do departamento de engenharia elétrica.

De acordo com o acadêmico, o satélite opera de modo a se tornar uma repetidora digital. Algo similar ao que faz uma torre de celular da qual o aparelho vai pegar o sinal que está sendo enviado, refletindo para a terra. Borges citou ainda que caso, por exemplo, alguma condição climática atrapalhe as torres, o equipamento vai resolver o problema.

O satélite da UnB vai fornecer sinal de telefone em áreas remotas. Imagem: Leszek Czerwonka/Shutterstock

Além do uso nas telecomunicações, o Alpha Crux pode ainda ser usado para coleta de dados do solo e clima em regiões remotas, ajudando na agricultura. A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) investiu R$ 2,2 milhões na criação do satélite da UnB.

Com o lançamento do satélite da instituição brasiliense, a coordenadora de satélites e aplicações da Agência Espacial Brasileira (AEB). Adriana Correa, deseja ver outras universidades seguindo o mesmo caminho e estimulando os estudantes.

“Para que o estudante tenha realmente uma oportunidade de fazer um projeto e colocar a mão na massa, não estar só ali na teoria, mas que eles possam estar mais próximos dessa área espacial”, disse, em entrevista ao portal G1.

Via: G1

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Satélite da UnB vai melhorar comunicação em áreas onde não há sinal de telefone apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment