Satélite flagra maior iceberg do mundo se aproximando de colisão

As últimas imagens de satélite confirmam o que se temia. O maior iceberg do mundo deve mesmo colidir com uma remota ilha britânica. Segundo as últimas projeções, isso deve acontecer em duas a quatro semanas.

O enorme bloco de gelo tem uma área duas vezes maior do que a cidade de São Paulo. Cientistas alertam que uma eventual colisão ameaçaria a vida de dezenas de animais, como pinguins e focas, que habitam a região.

O bloco de gelo pode causar a morte de milhões de animais

  • Os últimos dados de monitoramento são do dia 22 de janeiro e apontam que o iceberg continua sua lenta jornada em direção à Géorgia do Sul.
  • Pesquisadores explicam que, ao contrário da maioria dos icebergs que se desintegram em pedaços menores, o A23a mostrou poucos sinais de “desgaste” ao longo do tempo.
  • Atualmente, o enorme bloco de gelo está se movendo para o nordeste, mas as correntes oceânicas devem levá-lo para a remota ilha.
  • Se isso se confirmar, a estrutura deve impedir que algumas espécies de animais se alimentem.
  • Neste caso, pelas dimensões do iceberg, milhões de focas, pinguins e aves marinhas poderiam morrer.
  • Apesar das projeções, não está descartada a possibilidade de que o A23a acabe em mar aberto, contornando a Geórgia do Sul.
  • As informações são do Space.com.
Uma animação de um iceberg viajando em direção à Ilha Geórgia do Sul. (Crédito da imagem: NOAA)

Leia mais

Iceberg está se movendo pelo Oceano Atlântico

A trajetória do A23a é monitorada via imagens de satélites. O bloco de gelo se desprendeu da Plataforma Filchner em agosto de 1986, mas ficou encalhado na costa. Devido à sua profundidade, a base ficou presa no fundo do Mar de Weddell, onde permaneceu imóvel.

Em 2020, no entanto, o bloco começou a se deslocar para o norte. Ele ficou girando no mesmo ponto, ao ser capturado por um vórtice de água próximo às Ilhas Órcades do Sul, desde a primavera deste ano. Mas em dezembro do ano passado, o British Antarctic Survey (BAS) alertou que o iceberg passou a avançar em direção ao norte.

Maior iceberg do mundo está sendo monitorado por cientistas (Imagem: Marca Juergen/Shutterstock)

Agora, o A23a tem encontrado águas mais quentes, que têm derretido parte de sua estrutura. O maior iceberg do mundo já mediu 3.900 km², mas hoje tem cerca de 3.500 km², segundo as mais recentes imagens de satélite.

O post Satélite flagra maior iceberg do mundo se aproximando de colisão apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Unrecord, FPS ultrarrealista de bodycam, recebe grande investimento da Tencent

Warner vai rejeitar oferta bilionária da Paramount para ser adquirida pela Netflix

Petrolífera venezuelana acusa Estados Unidos de ataque cibernético