Checar as notificações das redes sociais é a sua primeira ação ao acordar e a última antes de dormir? Você acessa as redes repetidas vezes durante o dia? Fica ansioso esperando interações em suas postagens? Mexe no celular durante encontros presenciais com amigos ou familiares? Se você se identifica com alguma das ocorrências acima, é importante estar atento.
O alerta, que faz referência ao Janeiro Branco, movimento social dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental e emocional, é do psicólogo Caio César Pinheiro, que atua na Clínica Censo, em Parauapebas (PA).
Leia mais!
Mpox ainda é problema de saúde pública, alerta FiocruzCovid-19 matou mais enfermeiros no Norte que no SudesteDemência pode ser prevenida por meio de vacinas; entenda
“O uso excessivo das redes sociais pode ser prejudicial à saúde emocional. Pesquisas sugerem que as pessoas que mais gastam tempo nas redes sociais, provavelmente, desenvolverão problemas psicológicos como ansiedade e depressão”, afirma o especialista.
Uma pesquisa realizada em 2022 pela Hibou, empresa de pesquisa de mercado e consumo, revelou que 54% dos brasileiros acessam o celular constantemente durante todo o dia. Em paralelo a isso, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrendo de ansiedade.
Imagem: Billion Photos/Shutterstock
Caio explica que isso acontece porque as redes sociais se tornaram um vício, onde as pessoas passam horas vendo status de outros usuários e fazendo publicações à espera de muitas interações com curtidas e comentários para se sentirem “felizes”.
“O uso contínuo impacta negativamente na qualidade de sono pelo tempo dedicado à atividade, reduz a autoestima quando a pessoa compara padrões de vida e julgamentos de padrões de beleza, gera desinteresse por atividades físicas, pode prejudicar relacionamentos interpessoais e provocar ansiedade e depressão”, detalha o profissional.
O psicólogo acrescenta que é fundamental a busca pelo uso saudável da ferramenta e listou dicas importantes para você desfrutar dos benefícios da internet, sem colocar a saúde em risco. Confira abaixo!
Dez dicas para ter um relacionamento saudável com as redes socias
1 – Limite o tempo que você ficará conectado nas redes sociais;
2 – Prefira encontros presenciais com amigos e familiares;
3 – Siga páginas de conteúdo confiáveis. Não consuma, nem compartilhe Fake News;
4 – Evite publicar sua rotina e intimidade na internet;
5 – Antes de postar algo, avalie: é realmente necessário?
6 – Dê preferência à prática de atividades físicas ao ar livre;
7 – Durante conversas ou encontros, não fique mexendo no celular;
8 – Não fique conectado nas redes sociais quando estiver cumprindo atividades acadêmicas ou do trabalho;
9 – Estimule o respeito ao próximo e não dissemine preconceito;
10 – Não compare sua vida com a das outras pessoas. Cada um tem seu processo. Não se cobre! Siga a sua trajetória, no seu tempo.
Imagem: Vasin Lee/Shutterstock
Redes sociais são processadas pelo impacto na saúde mental
Recentemente, em Seattle, Estados Unidos, escolas públicas decidiram processar diversas redes sociais como o TikTok, Facebook, Instagram e Snapchat, sob a acusação de estar desenvolvendo uma crise na saúde mental dos jovens americanos.
O processo de 91 páginas foi apresentado ao tribunal dos EUA, afirmando que as grandes empresas de tecnologia exploram o vício dos jovens, gerando aumento de ansiedade, depressão e pensamentos de automutilação. Veja detalhes do caso aqui!
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Saúde mental: dez dicas de como usar as redes sociais de maneira saudável apareceu primeiro em Olhar Digital.