Home Variedade Segredo descoberto nas geleiras de Marte pode ajudar na colonização do planeta

Segredo descoberto nas geleiras de Marte pode ajudar na colonização do planeta

by Fesouza
4 minutes read

Durante décadas, cientistas observaram geleiras cobertas de poeira nas encostas de Marte. No entanto, não sabiam ao certo do que elas eram feitas. Algumas pesquisas sugeriam que eram compostas essencialmente por rochas com pouco gelo. Outras apontavam para uma mistura com grande quantidade de detritos.

Uma das dificuldades era a comparação entre os estudos. Técnicas diferentes foram aplicadas em regiões distintas de Marte, o que impedia conclusões claras. Para resolver essa incerteza, um trio de pesquisadores de Israel, Canadá e EUA utilizou um radar chamado SHARAD, instalado na sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA.

Segredo descoberto nas geleiras de Marte pode ajudar na colonização do planeta
Representação artística da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, que orbita MArte desde 2006. Crédito: Merlin74 – Shutterstock

Esse radar consegue identificar o que há abaixo da superfície do planeta. Ele mede como as ondas se comportam ao atravessar os materiais – quanto mais rápido e direto o sinal, mais puro é o gelo. A equipe analisou cinco regiões marcianas com esse método.

O que os cientistas descobriram nas geleiras marcianas

Em um artigo publicado na revista Icarus, o israelense Yuval Steinberg, o canadense Isaac B. Smith e o estadunidense Oded Aharonson revelam que as geleiras espalhadas por Marte podem ser fontes de água para futuros exploradores do planeta. Isso porque, segundo o estudo, elas são compostas principalmente por gelo quase puro, o que pode facilitar a permanência humana no local.

O resultado foi surpreendente: em todos os pontos observados, as geleiras apresentaram alto nível de pureza. Em média, elas são compostas por pelo menos 80% de gelo, coberto por uma camada fina de poeira ou rocha. Essa consistência indica que essas geleiras podem ser mais comuns do que se pensava.

Segredo descoberto nas geleiras de Marte pode ajudar na colonização do planeta
Estudo descobriu que as geleiras de Marte são compostas por pelo menos 80% de gelo, coberto por uma camada fina de poeira ou rocha. Crédito: NASA/JPL/MSSS/The Murray Lab

De acordo com um comunicado, outra descoberta importante é que a composição das geleiras era semelhante mesmo em lados opostos do planeta. Isso sugere que o gelo se formou em condições parecidas em diferentes regiões, o que ajuda a entender o clima marciano no passado.

Os cientistas acreditam que o gelo tenha se formado por nevascas ou pelo congelamento direto do vapor na superfície. Como não há muitas impurezas, é pouco provável que tenha se formado pela infiltração de vapor no subsolo, como acontece na Antártida ou no Alasca.

O próximo passo será estudar outras geleiras para entender melhor como esse gelo se formou, onde está localizado e como pode ser utilizado em futuras missões humanas ao Planeta Vermelho.

Segredo descoberto nas geleiras de Marte pode ajudar na colonização do planeta
Uma das geleiras de Marte analisadas no novo estudo. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Universidade do Arizona

Camadas de argila em Marte podem conter sinais de vida

Cientistas investigaram as espessas camadas de argila existentes em Marte, concluindo que esses ambientes poderiam ter sido favoráveis à vida no passado do planeta. 

Conduzida por uma equipe da Universidade do Texas, nos EUA, a pesquisa também utilizou dados da sonda MRO (mesmo equipamento usado pelo grupo que investigou as geleiras), para analisar 150 depósitos de argila espalhados pela superfície marciana. Saiba detalhes aqui.

O post Segredo descoberto nas geleiras de Marte pode ajudar na colonização do planeta apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment