A oitava edição da Semana do Cinema começa nesta quinta-feira (05) e vai até a próxima quarta-feira (11). Nela, ingressos custam de R$ 10 (sessões iniciadas antes das 17h) a R$ 12 (demais horários), incluindo finais de semana (exceto em pré-estreias, shows e salas especiais). E as estreias desta semana são intensas.
Tem drama baseado em fatos reais, crítica política, distopia social, catástrofe, terror sobrenatural e suspense histórico, com histórias que colocam personagens diante de perdas, escassez, sistemas opressivos e escolhas sem saída.
Da crise pessoal de uma escritora em recaída ao colapso ambiental e social, passando por investigações na era Stálin, tensões na Venezuela, lutos secretos e objetos amaldiçoados, a programação mistura vários tipos de filme.
(Confira horários no cinema mais próximo em plataformas como Ingresso.com e Adoro Cinema)
Filmes que chegam ao cinema nesta semana (5 de fevereiro)
Confira trailers e sinopses dos filmes que chegam às telonas nesta quinta-feira (05) no Brasil:
Destruição Final 2
- Ação | Suspense | Estados Unidos
- Direção: Ric Roman Waugh | Roteiro: Chris Sparling e Mitchell LaFortune
- A família Garrity – John (Gerard Butler), Allison (Morena Baccarin) e o filho Nathan (Roger Dale Floyd) – precisa sair do bunker na Groenlândia que garantiu sua sobrevivência após o impacto do cometa que devastou a Terra. Cinco anos depois, o isolamento cobra seu preço e surgem rumores de que uma região no sul da França pode oferecer condições mais estáveis de vida. Para chegar lá, eles terão de atravessar um planeta hostil, marcado por clima extremo, escassez e novos perigos humanos numa jornada de sobrevivência ainda mais arriscada que a anterior.
(Des)controle
- Drama | Brasil
- Direção: Rosane Svartman e Carol Minêm | Roteiro: Iafa Britz e Felipe Sholl
- A escritora Kátia Klein (Carolina Dieckmann) enfrenta uma fase de pressão profissional e desgaste familiar que trava sua criatividade e desorganiza a vida pessoal. Ex-alcoólatra, ela garante que o vício ficou no passado, mas o que começa com uma taça de vinho vira uma recaída progressiva e perigosa. O filme acompanha a espiral de Kátia rumo ao descontrole, tratando o alcoolismo (especialmente entre mulheres) com olhar direto e sensível, sem romantizar nem transformar a protagonista em caricatura.
Zafari
- Drama | Brasil, Chile, França, México, Peru, República Dominicana e Venezuela
- Direção: Mariana Rondón | Roteiro: Mariana Rondón e Marite Ugas
- A rotina de um prédio em Caracas muda quando moradores de diferentes classes sociais celebram a chegada do hipopótamo Zafari ao pequeno zoológico vizinho. É um raro símbolo de alegria em meio à crise. Mas, conforme faltam comida, água e energia, cresce a revolta ao perceber que o animal é o único com abastecimento garantido. No centro da tensão está Ana (Daniela Ramirez), matriarca de uma família que vasculha apartamentos abandonados em busca de mantimentos enquanto tenta decidir se deve deixar o país. O que começa como curiosidade coletiva vira conflito aberto entre vizinhos numa fábula distópica sobre escassez, desigualdade e ruptura social.
O Som da Morte
- Terror | Canadá e Irlanda
- Direção: Corin Hardy
- Um grupo de estudantes problemáticos encontra um antigo Apito da Morte Asteca, artefato amaldiçoado com inscrições que alertam para seu perigo. Ao soprar o objeto por curiosidade, eles liberam um som aterrorizante que passa a anunciar (e atrair) suas próprias mortes. A partir daí, o que começa como brincadeira vira perseguição implacável num terror com pegada slasher no qual cada escolha errada aproxima ainda mais o grupo de um fim violento.
Dois Procuradores
- Drama | Alemanha, França, Letônia, Lituânia, Países Baixos, Romênia e Ucrânia
- Direção: Sergei Loznitsa
- Ambientado na União Soviética de 1937, o filme acompanha o jovem promotor Alexander Kornev (Alexander Kuznetsov). Ele recebe, por acaso, uma carta de um preso político. Ela tinha escapado da queima em massa de correspondências enviadas por detidos do regime de Stálin. Convencido de que se trata de um caso isolado de abuso, Kornev decide investigar e buscar justiça. Mas acaba esbarrando num sistema de repressão muito mais amplo e estrutural do que imaginava. Baseado em escritos de sobreviventes dos campos soviéticos, o filme traz a jornada de um funcionário fiel ao regime que descobre, passo a passo, a engrenagem de arbitrariedade e crueldade que sustenta o poder.
Quando a Luz Arrebenta
- Drama | Ficção | Islândia
- Direção: Rúnar Rúnarsson
- Una (Elín Hall) vive um romance secreto com Diddi (Baldur Einarsson), que ainda mantém um relacionamento oficial com Karla (Katla Njálsdóttir). No dia em que ele decidiria terminar com a namorada, um grave acidente rodoviário tira sua vida. Isso deixa Una presa a um luto que ela não pode assumir publicamente. Ao longo de um único dia de verão na Islândia, do pôr do sol ao amanhecer, o filme acompanha o silêncio, a dor contida e as contradições emocionais de quem precisa sofrer escondido enquanto o mundo consola outra pessoa.
Leia mais:
- Amazon Prime Video: lançamentos da semana (2 a 8 de fevereiro)
- Disney+: lançamentos da semana (2 a 8 de fevereiro)
- HBO Max: lançamentos da semana (2 a 8 de fevereiro)
- Netflix: lançamentos da semana (2 a 8 de fevereiro)
Living the Land
- Drama | China
- Direção e roteiro: Huo Meng
- A vida na vila rural de Bawangtai muda rapidamente quando transformações tecnológicas e econômicas chegam ao interior da China no início dos anos 1990. O jovem Chuang (Shang Wang) presencia a própria família e os vizinhos divididos entre partir para a cidade grande ou tentar preservar o modo de vida tradicional no campo. Enquanto os mais novos veem oportunidade e futuro nas mudanças, os mais velhos resistem ao que não entendem.
O post Semana do Cinema começa! Confira os lançamentos (5 de fevereiro) apareceu primeiro em Olhar Digital.
