Em meio a diversas séries e filmes que chegam às plataformas de streaming diariamente, é normal se ver incapaz de acompanhar todas as boas tramas disponíveis em seus catálogos. Isso é especialmente verdadeiro quando falamos de produções como Fargo que, apesar de ter histórias interessantes e um elenco de peso, nunca virou um fenômeno midiático.
No entanto, quem decidir dar uma chance a essa joia escondida no catálogo da Netflix não vai se arrepender. Com uma mistura entre thriller policial e comédia sombria, a produção da FX Networks é daquele tipo que começa tímida e não parece oferecer muito, mas transforma em fãs a maioria das pessoas que assistem seus primeiros episódios.
Sobre o que é Fargo?
Iniciada em 2014 nos Estados Unidos, Fargo é uma criação de Noah Hawley, o mesmo responsável pelos sucessos Legião e Alien: Earth. A história é inspirada no filme de mesmo nome lançado pelos Irmãos Cohen em 1996, mas inicialmente não tinha qualquer relação com a dupla.
- No entanto, Joel e Ethan Cohen ficaram tão impressionados com as ideias de Hawley que decidiram virar produtores-executivos da série;
- Fargo adota um formato de antologia e, a cada temporada, explora personagens, narrativas e tempos históricos únicos;
- O elemento em comum entre as temporadas é que todas elas se passam no Meio-Oeste dos Estados Unidos, geralmente na região de Minnesota;
- Elas também costumam misturar elementos como crime organizado, conflitos pessoais e personagens com comportamentos estranhos e únicos;
- Entre os nomes que já passaram pela série estão Ewan McGregor, Kirsten Dunst, Billy Bob Thornton, Martin Freeman, Chris Rock, Juno Temple e John Hamm, entre diversos outros.
Um dos elementos que chama a atenção em todos os episódios de Fargo é que eles começam com o aviso de que a história mostrada é baseada em fatos reais. No entanto, essa não é uma informação verdadeira, tendo como principal objetivo tentar trazer um maior realismo aos eventos ficcionais mostrados em tela.
Qual a relação de Fargo com o filme dos Irmãos Cohen?
Apesar de trazer o mesmo nome do famoso filme dos Irmãos Cohen, Fargo não é uma continuação dele. Na prática, o longa-metragem pode ser tratado somente como mais uma parte da antologia, que traz personagens, tramas e situações bizarras únicas, mas com cenários parecidos com aqueles que dão palco para as demais narrativas.
No Brasil, o longa-metragem pode ser conferido pelos catálogos da Netflix, Mubi e Prime Video. Já as cinco temporadas da série, cujo lançamento mais recente data de 2023-24, estão disponíveis na íntegra somente no catálogo da Netflix. Uma sexta parte da história já está confirmada, mas só deve ser desenvolvida depois de Noah Hawley entregar pelo menos a segunda temporada de Alien: Earth.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!