Lançada oficialmente pela HBO Max na última quinta-feira (31 de julho), a série documental ‘O Assassinato do Ator Rafael Miguel’ quer trazer um novo olhar sobre um crime que chocou o Brasil. Conhecido por seu trabalhou em séries Chiquititas, o jovem foi assassinado por Paulo Cupertino, que não aceitava o relacionamento entre ele e sua filha, Isabela Tibcherani Matias.
A nova produção original do streaming quer abandonar as abordagens sensacionalistas que rodearam o caso. Para isso, ela conta com testemunhos da própria Isabela, que compartilha detalhes de seu relacionamento e as buscas por Cupertino, que ficou foragido durante um longo tempo.
Qual é o calendário de lançamento de O Assassinato do Ator Rafael Miguel?
Segundo a HBO Max, O Assassinato do Ator Rafael Miguel vai ser uma série documental separada em três partes. Enquanto a primeira delas já está disponível na íntegra, com 41 minutos de duração, as demais vão ser liberadas no catálogo da plataforma às quintas-feiras, sempre às 4 horas (no horário de Brasília).
- Episódio 2 – 7 de agosto;
- Episódio 3 – 14 de agosto.
No capítulo de estreia, o público pode acompanhar detalhes do relacionamento entre Rafael e Isabela, que é narrado pela própria jovem. Ela explica que o namoro sempre enfrentou resistência de Cupertino, mas os dois continuaram se encontrando em segredo e planejavam fugir juntos.
Ao site Notícias da TV, os criadores da série afirmam que não desejam repetir os mesmos erros de outras produções do gênero true crime. Segundo a diretora Adriana Cechetti, o objetivo é explorar outras camadas relacionadas a um caso real, e a produção vai mostrar como a questão da violência doméstica teve grande influência sobre o crime.
“Para a gente, é muito importante também que essa série reverbere bastante e gere outras discussões. E que possa ajudar a outras famílias, outras mulheres que vivem na situação que elas viviam, para que não cheguem a crimes como esse”, explicou ela ao site.
Relembre o caso
Conhecido pela participação na série Chiquititas, Rafael Miguel foi assassinado junto com seus pais, João Alcisio Miguel e Miriagem Selma Miguel, ao visitar a casa da namorada no dia 9 de julho de 2019. Eles foram surpreendidos por Paulo Cupertino, que não aceitava o relacionamento e efetuou 13 disparos em direção aos três.
O autor do crime fugiu e ficou foragido até 2022, quando foi preso. Durante a investigação, ficou determinado que ele mantinha uma relação de posse com Isabela e era conhecido pelos episódios de violência doméstica. Em maio de 2025, ele foi julgado e condenado a 98 anos de prisão por triplo homicídio qualificado.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!