Canais de atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ficarão temporariamente indisponíveis a partir desta terça-feira (27). A interrupção ocorre devido a uma manutenção programada nos sistemas do órgão.
A suspensão afeta o site e o aplicativo Meu INSS, além da Central Telefônica 135. Segundo o instituto, a indisponibilidade deve se estender até o dia 31 de janeiro. Também não haverá atendimento presencial nas agências da Previdência Social nos dias 28, 29 e 30 de janeiro.
O sistema PrevJud, utilizado para o envio de ordens judiciais ao INSS, continuará funcionando normalmente. As solicitações encaminhadas por esse canal seguirão sendo recebidas e mantidas em fila de espera no próprio sistema.

“A medida é necessária para a modernização dos sistemas, garantindo maior estabilidade, segurança e eficiência dos serviços”, informou a Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do INSS.
Meu INSS passou por instabilidade recentemente
O aplicativo Meu INSS enfrentou uma sequência de instabilidades recentemente. As reclamações sobre dificuldades de acesso ao site e ao app começaram a se intensificar a partir de 19 de janeiro.
De acordo com a Dataprev, responsável pela operação do sistema, houve um aumento atípico no volume de acessos. A média diária saltou de cerca de 3,5 milhões para 10 milhões de acessos em dois dias consecutivos.
Reforço no atendimento para mitigar impacto
Para reduzir os impactos à população, o INSS promoveu atendimentos especiais nos dias 17, 18, 24 e 25 de janeiro.
Quem tinha atendimento agendado para os dias 28, 29 e 30 poderá consultar a nova data após a retomada dos serviços, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Além disso, a autarquia também prorrogou o prazo para a contestação de descontos indevidos.
Para acompanhar mais notícias sobre serviços públicos, tecnologia e cidadania digital, siga o TecMundo nas redes sociais.
