A Apple acaba de lançar nos Estados Unidos seu novo recurso de Identidade Digital no app Wallet. A novidade, que usa o passaporte americano como base de verificação, promete facilitar o dia a dia de quem viaja ou precisa confirmar sua identidade com rapidez e segurança.
Segundo a empresa, o sistema garante privacidade total e dispensa o uso do documento físico em diversas situações, como embarques em aeroportos e verificações de idade em apps e sites, comenta o site 9to5Mac.

Como funciona o ID Digital da Apple
O processo para criar o documento é simples e acontece diretamente no app Wallet. Para isso, o usuário precisa:
- Abrir o app Carteira e tocar no botão “+” no canto superior direito;
- Selecionar “Identidade Digital”;
- Escanear o chip do passaporte americano;
- Tirar uma selfie e realizar movimentos faciais para confirmar a verificação.
Em poucos minutos, o ID Digital é adicionado ao iPhone. Segundo a Apple, todo o processo é seguro e criptografado. A empresa não tem acesso a quando ou onde o documento é exibido, nem aos dados compartilhados. No entanto, o recurso está disponível apenas para usuários com nacionalidade estadunidense.
Além disso, o usuário controla exatamente quais informações serão apresentadas em cada situação, podendo autorizar o envio com o Face ID ou o Touch ID, sem precisar desbloquear ou entregar o celular.

TSA e mais de 250 aeroportos já aceitam o recurso
De acordo com o The Verge, por enquanto o uso do ID Digital está restrito a viagens domésticas dentro dos Estados Unidos. O documento pode ser apresentado nos postos de controle da TSA em mais de 250 aeroportos do país.
A Apple explica que o ID Digital pode substituir o REAL ID nesses locais, mas não substitui o passaporte físico e não pode ser usado em viagens internacionais ou travessias de fronteira.
Leia mais:
- Após críticas ao design do iPhone 17 Pro, Apple corrigirá detalhe para o iPhone 18 Pro
- iPhone Air é um fracasso de vendas (apesar do marketing promissor)
- Inspirado na Apple, Google lança sistema de IA com foco em privacidade
Para apresentar o documento, basta clicar duas vezes no botão lateral (ou no botão Início, nos modelos compatíveis), selecionar Identidade Digital e aproximar o iPhone ou o Apple Watch de um leitor de identidade. Em breve, também será possível usar o ID Digital em outros estabelecimentos, organizações, sites e aplicativos que exijam verificação de idade ou identidade.

Segurança, privacidade e expansão do recurso
O ID Digital utiliza os mesmos recursos do ecossistema Apple(como Face ID, Touch ID e criptografia) para evitar fraudes e acessos indevidos. Todos os dados permanecem armazenados apenas no dispositivo do usuário.
Com o lançamento da Identidade Digital, estamos animados para expandir as maneiras pelas quais os usuários podem armazenar e apresentar sua identidade. Tudo com a segurança e a privacidade integradas ao iPhone e ao Apple Watch.
Jennifer Bailey, vice-presidente do Apple Pay e do Apple Wallet, em nota ao 9to5Mac.
Atualmente, o app Wallet já permite armazenar documentos estaduais e carteiras de habilitação em 12 estados e em Porto Rico. No entanto, o ID Digital pode ser criado por qualquer pessoa com passaporte dos EUA, tornando o processo mais acessível.
A atualização está sendo distribuída gradualmente e deve chegar aos dispositivos nas próximas semanas.
O post Seu iPhone agora é um documento: Apple libera Identidade Digital nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.
