Um show de drones na China quase terminou em tragédia depois que as aeronaves não tripuladas falharam e perderam o controle, algumas delas caindo em chamas na direção da multidão e provocando “cenas apocalípticas”, como descreveu o The Sun. O incidente aconteceu na cidade de Liuyang, na última quinta-feira (2).
Denominado “Outubro: O Som das Flores Desabrochando”, o espetáculo que incluiu a queima de fogos também provocou focos de incêndio em áreas próximas, exigindo a presença de equipes de bombeiros para apagar as chamas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o público correndo e tentando se proteger das faíscas.
Hujan api terjadi di China. Insiden itu terjadi pada Kamis (2/10) di Liuyang, Provinsi Hunan, Tiongkok, saat pertunjukan drone bertajuk “October: The Sound of Blooming Flowers” berubah kacau akibat malfungsi yang memicu percikan api dan kepanikan penonton.#detikcom pic.twitter.com/tcXymqIyIn
— detikcom (@detikcom) October 6, 2025
O que causou o incidente com drones na China?
Prometendo gerar um efeito tridimensional impressionante sobre a terra e o rio da região, o show utilizou uma série de drones para complementar o visual promovido pelos fogos. Porém, as aeronaves começaram a ter problemas e se descontrolaram, o que quase resultou em tragédia.
- Como mostram as imagens, fragmentos em chamas começaram a cair na direção dos espectadores, fazendo o público correr em busca de abrigo ou procurar objetos para se proteger;
- Algumas pessoas utilizaram cadeiras como escudo, colocando-as sobre a cabeça para evitar que fossem atingidas pelos destroços;
- Parecendo uma chuva de meteoros, as chamas também atingiram imóveis e matas nas proximidades da apresentação;
- Um incêndio de maior proporção foi registrado pelas câmeras, fazendo as autoridades estabelecerem uma zona de evacuação de 1,6 km.
Apesar do susto e do pânico que tomou conta de quem assistia ao espetáculo no Sky Theatre, autoridades da província de Hunan afirmaram que não houve feridos. O relatório destaca, ainda, o controle dos focos de incêndio minutos depois do incidente, com o auxílio dos bombeiros.
Não há muitas informações sobre a causa da falha dos drones, mas a reportagem aponta que o problema pode ter relação com as condições climáticas da região. O tempo seco teria contribuído para o mau funcionamento das aeronaves, além de elevado o risco de incêndios maiores.
Tradição em shows pirotécnicos
Chamada de “cidade natal dos fogos de artifício”, Liuyang é palco de shows de pirotecnia com frequência, que se tornaram cada vez mais tecnológicos. Mas ultimamente, esses eventos têm dado problemas semelhantes aos registrados agora, como na última celebração de ano novo.
Com os erros consecutivos, a população passou a questionar a validade de tais apresentações, diante dos riscos de tragédia. Apesar das críticas, os organizadores ressaltam que estão tomando todos os cuidados para que os eventos aconteçam de maneira segura para todos.
Gostou do conteúdo? Siga acompanhando as notícias mais recentes no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.