Home Variedade Shutdown nos EUA ameaça planos da NASA de voltar à Lua

Shutdown nos EUA ameaça planos da NASA de voltar à Lua

by Fesouza
4 minutes read

A paralisação do governo dos Estados Unidos, iniciada em 1º de outubro deste ano, ainda não tem prazo para terminar. O Congresso do país não chegou a um acordo para aprovar um projeto orçamentário para estender o financiamento federal.

Conhecida como shutdown, a situação força as agências federais norte-americanas a reduzir quase todas as operações. Entre elas está a NASA, o que pode ameaçar operações como a Artemis II, a primeira missão tripulada que enviará astronautas para orbitar a Lua.

Casa Branca
Shutdown paralisa funcionamento do governo dos EUA (Imagem: Andrea Izzotti/Shutterstock)

Paralisação pode atrasar missão

  • Segundo informações do portal SpaceNews, os preparativos para a missão podem ser interrompidos em breve se a paralisação do governo dos EUA continuar.
  • Apesar da dispensa da maioria dos funcionários da agência espacial, os trabalhos de desenvolvimento do Sistema de Lançamento Espacial e na espaçonave Orion, programada para ser lançada no início do ano que vem, continuaram.
  • No entanto, Kirk Shireman, vice-presidente de exploração espacial humana e gerente do programa Orion, da Lockheed Martin, disse que atrasos importantes podem ocorrer se o shutdown persistir.
  • Isso forçaria, em último caso, a agência espacial dos EUA a mudar o cronograma da missão.

Leia mais

lua
Missão de retorno à Lua pode atrasar (Imagem: Alones Creative/iStock)

Retorno à Lua é considerado estratégico pela NASA

O programa Artemis visa levar astronautas de volta à Lua após mais de 50 anos. O primeiro passo foi o lançamento da Artemis I, em 2022, quando a NASA levou uma missão não-tripulada ao redor do nosso satélite natural.

Já a Artemis II deve ser lançada ao espaço em abril do ano que vem. Durante 10 dias, quatro astronautas vão testar a nave e os equipamentos essenciais para a futura missão de pouso lunar. São eles: Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da NASA, além de Jeremy Hansen, da CSA (a Agência Espacial Canadense).

artemis astronautas
Essa é a equipe que vai sobrevoar a Lua durante a missão Artemis II (Imagem: duvulgação/NASA)

Ao fim desse trabalho, a cápsula Orion passará por uma reentrada em alta velocidade pela atmosfera da Terra antes de pousar em segurança no Oceano Pacífico, na costa de San Diego, onde uma equipe de recuperação da NASA e do Departamento de Defesa dos EUA resgatará a tripulação e a espaçonave.

Se tudo ocorrer como o esperado, a última etapa do programa, a missão Artemis III, deve ser lançada em 2027. Nela, o homem voltará a pousar na Lua. A NASA espera que não haja atrasos neste cronograma, especialmente em função da preocupação de que os chineses possam alcançar este objetivo antes dos EUA.

O post Shutdown nos EUA ameaça planos da NASA de voltar à Lua apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment