Siemens e SAP criticam projeto de lei de dados da UE 

As companhias alemãs Siemens e SAP criticaram o projeto de lei da União Europeia (UE) sobre o uso de dados. Segundo a Reuters, as empresas se uniram a instituições dos Estados Unidos (EUA) para enviar uma carta à Comissão Europeia apontando que a proposta coloca em risco segredos comerciais. 

A Lei de Dados da UE faz parte de um conjunto de legislação que visa reduzir o poder das gigantes da tecnologia dos EUA e ajudar a UE a atingir seus objetivos digitais e sustentáveis; A Lei de Dados da UE foi proposta pela Comissão Europeia no ano passado; Para os EUA, a lei é muito restritiva. Para as empresas alemãs, a cláusula que obriga as empresas a compartilhar dados com terceiros para fornecer serviços de pós-venda ou outros pode colocar em risco segredos comerciais. 

Leia mais! 

UE propõe regras de direitos autorais para empresas de IAPrevisões para 2023: 5 tendências nas áreas de tecnologia e dadosComo se proteger no Wi-Fi público?

Arrisca-se a minar a competitividade europeia ao exigir o compartilhamento de dados — incluindo conhecimento básico e dados de design — não apenas com o usuário, mas também com terceiros. Efetivamente, isso pode significar que as empresas da UE terão que divulgar dados a concorrentes de outros países, principalmente aqueles que não operam na Europa e contra os quais as salvaguardas da Lei de Dados seriam ineficazes. 

Siemens, SAP e outras empresas em carta conjunta à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. 

A carta pediu salvaguardas para permitir que as empresas recusem pedidos de compartilhamento de dados em que segredos comerciais, de segurança cibernética, saúde e segurança estejam em risco. 

Em relação a uma disposição que permite aos clientes alternar entre diferentes provedores de nuvem, as companhias disseram que a legislação deve preservar a liberdade contratual, permitindo que clientes e provedores cheguem a um acordo que funcione melhor para cada caso de negócios. 

Entenda mais aqui sobre a Lei de Dados da UE. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal! 

O post Siemens e SAP criticam projeto de lei de dados da UE  apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Novos óculos VR da Meta serão lançados no Brasil (em algum momento)

Meta Connect 2025: Zuckerberg anuncia novos óculos de VR e mais

Olhar do Amanhã: regulamentação das big techs e a primeira “ministra de IA” do mundo