Site que burlava paywall de notícias sai do ar após ação de empresas de comunicação

O site 12ft.io, que permitia contornar paywall para acessar conteúdos pagos sem qualquer taxa, saiu do ar recentemente, gerando reclamações nas redes sociais e em fóruns online. A remoção da ferramenta aconteceu após ação da News/Media Alliance, que representa empresas de comunicação, na última semana.

De acordo com os relatos, a plataforma começou a apresentar falhas há alguns dias, não conseguindo mais desbloquear páginas que exigem pagamento para visualizar notícias, artigos e outros materiais. No momento, o serviço de remoção de paywall não carrega mais a interface, ficando indisponível.

Alguns sites exigem assinatura para acessar notícias e outros conteúdos. (Imagem: Getty Images)

Por que o site 12ft.io saiu do ar?

Na ação movida contra a ferramenta de desbloqueio de sites pagos, a News/Media Alliance alega que o 12ft.io disponibilizava uma “tecnologia ilegal” para eliminar a exigência de assinatura. Dessa forma, os usuários conseguiam acessar conteúdos protegidos por direitos autorais sem efetuar o pagamento exigido.

  • Segundo o texto, a tecnologia afeta diretamente os editores de conteúdo que investem quantias significativas na produção de materiais de qualidade e informativos;
  • O paywall é essencial para garantir a continuidade de um “ecossistema de informações saudável e sustentável”, diz o documento;
  • Sem as assinaturas e a receita de anúncios, as páginas de notícias podem ser seriamente prejudicadas, inviabilizando o negócio, conforme os autores;
  • A remoção do site 12ft.oi foi comemorada pela organização como uma vitória para todos que se preocupam com conteúdos de qualidade.

A entidade fundada na década de 1990 representa aproximadamente 2 mil veículos de imprensa dos Estados Unidos e do Canadá, incluindo jornais impressos diários, revistas, sites e produtos multiplataforma, disse que pode fazer o mesmo contra outras ferramentas para burlar paywall.

“Para proteger o conteúdo protegido por direitos autorais de seus membros, a News/Media Alliance continuará a tomar medidas semelhantes contra outros fornecedores de tecnologias de desvio de acesso pago não autorizadas”, alertou, em comunicado.

O site 12ft.io não está mais disponível. (Imagem: 12ftio/Reprodução)

Ferramenta também bloqueava anúncios

Tendo a missão de “limpar a web”, como afirmou o engenheiro de software Thomas Millar, criador do serviço, o 12 Foot Ladder surgiu em 2021. A ideia nasceu após o especialista notar que 80% das páginas que apareciam nos resultados de busca do Google apresentavam conteúdos pagos, na ocasião.

Além de remover o paywall, a plataforma também funcionava como um bloqueador de anúncios, possibilitando a visualização dos conteúdos sem que propagandas aparecessem na página. Dessa forma, o usuário aproveitava uma navegação mais limpa e sem quaisquer restrições.

Curiosamente, Millar decidiu cobrar assinatura dos usuários do 12ft.io em 2022, algo similar ao que os sites desbloqueados pela ferramenta faziam. O engenheiro justificou a medida como um auxílio financeiro para a manutenção da plataforma, embora ela tenha continuado a funcionar de graça, normalmente, até poucos dias atrás.

Curtiu o conteúdo? Continue no TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.

Related posts

Wuchang de graça, Life is Strange 2 baratinho e mais! Veja as indicações de games da semana

Artefato da tumba de Tutancâmon está à venda? Entenda a polêmica

Crise ambiental: alga tóxica se espalha por mais de 500 km na Austrália