Skoda Fabia RS Rally2 é apresentado, com tecnologia especial para curvas acentuadas

A Skoda apresentou seu carro de rali de última geração, sucedendo o Fabia Rally2 evo e baseado na plataforma MQB A0 do Skoda Fabia de quarta geração: o Fabia RS Rally2. Houve todo um trabalho voltado a vincular o subcompacto de corrida aos seus homólogos de carros de produção, com direito até a uma cor Hyper Green, em linha com o Octavia vRS e com o Enyaq Coupe iV vRS.

Obrigatoriamente, o desenvolvimento do novo carro de competição da marca da República Checa seguiu os regulamentos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Conforme traz a Skoda, o Fabia RS Rally2 também enfrentou uma extensa série de testes em asfalto, cascalho e neve ao longo de sua criação.

Imagem: Divulgação/Skoda

Leia também:

Audi RS Q e-tron é o primeiro carro eletrificado na história a vencer um rali no deserto Supercarro Hunter é “feito para príncipes” e traz força off-road para o uso diário em alta velocidade Após cinco décadas, designer da Skoda tira da tumba o “Vampiromóvel”

Sob o capô do carro, há um motor a gasolina turbo de 1,6 litro capaz de entregar 293 cv e 430 Nm de torque (que chegam às quatro rodas através de uma caixa sequencial de cinco velocidades). A unidade de quatro cilindros é baseada no familiar 2.0 TSI do Grupo Volkswagen. Veja um pouco do veículo em ação e cenas de seu desenvolvimento:

Nas legendas do vídeo, a Skoda traz alguns de seus vitoriosos números no automobilismo. Dentre eles, 4.186 pódios em eventos ao redor do mundo em 13.091 partidas, incluindo 1.714 vitórias, sendo 4 no famoso Rally de Monte Carlo.

Um Skoda preparado para curvas acentuadas

Dotado de um curto comando final para a transmissão, o Fabia RS Rally2 alcança rapidamente sua velocidade máxima de cerca de 200 km/h – a velocidade máxima não é uma prioridade para um carro de rali, afinal. Nessa área da composição do veículo, a embreagem de separação entre os eixos dianteiro e traseiro é operada hidraulicamente e é ativada quando a alavanca do freio de mão é puxada.

Dessa forma, o carro pode derrapar após travar as rodas traseiras sem que o motorista precise pressionar a embreagem. O recurso é resultado de um foco dado para quando o Fabia RS Rally2 enfrentar curvas agudas.

Imagem: Divulgação/Skoda

Seus diferenciais dianteiro e traseiro são mecânicos com função de deslizamento limitado. Não há um diferencial central, pois as regras de competição não permitem mais, nem há sistemas de controle de tração.

A Skoda oferece o carro em especificações de cascalho e asfalto, com o tamanho das rodas sendo de 15 polegadas (com discos de 300 mm) para competições de cascalho e 18 polegadas (com discos dianteiros de 355 mm e traseiros de 300 mm) ao correr no asfalto. Outros detalhes de sua composição são, além da gaiola típica de proteção, um conjunto de assentos de corrida, sistema de combate a incêndio e uma abertura no teto para melhor fluxo de ar dentro da cabine.

Imagem: Divulgação/Skoda

Para o tanque de combustível de 82,5 litros, houve um tratamento especial para resistir a um acidente em alta velocidade. Seu desenvolvimento foi realizado em nylon e borracha sob medida com espuma especial na parte interna para diminuir o risco de vazamento de combustível, mesmo que seja rachado. Já a gasolina 100% sustentável parte de um derivado de resíduos biológicos e e-combustíveis sintéticos, sendo produzida com energia renovável.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Skoda Fabia RS Rally2 é apresentado, com tecnologia especial para curvas acentuadas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Por meio de simulações, pesquisadores explicam como ocorrem flashes em galáxias distantes

ChatGPT médico? OpenAI está considerando entrar no ramo de saúde

Lula tira protagonismo da Anatel e amplia poder da ANPD no ECA Digital