‘Slop’ é a palavra de 2025 para o dicionário Merriam-Webster

O tradicional dicionário Merriam-Webster revelou a palavra do ano de 2025 no último domingo (14). O termo é “slop”, uma expressão cada vez mais comum em termos de inteligência artificial (IA).

A definição oficial da plataforma para slop é “conteúdo digital de baixa qualidade que é produzido geralmente em quantidade por meios de IA“.

Segundo o Merriam-Webster, a escolha se justifica pela alta quantidade de vídeos, ilustrações, propagandas, desinformação, livros e até relatórios que são considerados irritantes, mas acabam tolerados em vários ambientes na contemporaneidade.

O dicionário ainda foi atrás dos significados que essa palavra em inglês recebeu ao longo do tempo. No século XVIII, ele nasce como “lama suave”, mas o termo depois passa a ser usado para “comida desperdiçada” e, mais tarde, “lixo” ou “produto de pequeno ou nenhum valor”.

 

No caso do uso na área da IA, slop é usado para descrever o conteúdo feito por ferramentas generativas com erros, bizarrices visuais ou simplesmente a ausência de qualquer valor artístico — mas que não impediu esses materiais de viralizarem em redes sociais cmo o Facebook.

O YouTube e o TikTok até anunciaram ao longo do ano medidas para reduzir a profusão desse tipo de conteúdo, inclusive desmonetizando conteúdos considerados de má qualidade e feitos artificialmente.

As outras palavras de 2025

O Merriam-Webster selecionou ainda outros termos que entraram na briga, mas acabaram abaixo no ranking de palavra do ano para o dicionário:

  • gerrymandering, termo de manipulação eleitoral nos EUA para redesenhar distritos eleitorais nos EUA e trocar a vantagem de um partido para o outro;
  • touch grass, expressão imperativa para mandar alguém tocar a grama, usada como forma de pedir que alguém faça atividades sociais fora de casa e saia da internet;
  • performativo, adjetivo sobre exibição em geral de pessoas em diferentes contextos;
  • tarifas, em relação às imposições comerciais de Donald Trump contra vários países;
  • six seven, a gíria de reação que nasce de uma música e marcou uma geração, sem necessariamente significar algo específico;
  • conclave, a escolha por meio de votação do novo papa da Igreja Católica pelos cardeais, realizada após a morte do papa Francisco;
    Lake Char­gog­ga­gogg­man­chaug­ga­gogg­chau­bu­na­gun­ga­maugg, um lago no estado norte-americano do Massachusetts que viralizou por estar presente em um jogo na plataforma Roblox.

O dicionário de Oxford também já escolheu a palavra do ano e ela é diferente, apesar de também ser relacionada com redes sociais. Trata-se de ‘rage bait’, o conteúdo digital que é feito propositalmente para causar indignação, brigas e engajamento.

Quer saber o que aconteceu de relevante no mercado de IA em 2025? Confira a retrospectiva do setor feita pelo TecMundo!

Related posts

Google lança assistente de IA para substituir rol de notícias matinal

Warner Bros. Discovery deve rejeitar proposta da Paramount, segundo site

TikTok Live Shopping ganha força nos EUA e transforma entretenimento em vendas