A segunda-feira chegou e o Checkpoint do Voxel está no ar trazendo os principais destaques deste dia 6 de outubro! O dia já começou com um combo de novidades que vai do ouriço azul mais famoso dos jogos até mais polêmcias do Xbox.
A SEGA anunciou uma parceria inusitada com o Comitê Olímpico Internacional envolvendo Sonic the Hedgehog, enquanto a Microsoft precisou entrar em campo para desmentir rumores de que o Xbox seria cancelado. Spoiler: não, o console não vai acabar.
Mas calma que o dia está só começando! Ao longo das próximas horas, novas atualizações vão pintar por aqui — de anúncios e lançamentos a tretas e surpresas da indústria. Então, marca o Voxel nos favoritos e acompanha o Checkpoint, porque tem muita coisa boa vindo aí.
SEGA anuncia parceria com Comitê Olímpico envolvendo Sonic
O ouriço azul mais rápido do mundo vai correr ainda mais longe — e desta vez, com os anéis Olímpicos no caminho. A SEGA anunciou uma parceria plurianual com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para celebrar o legado de Sonic the Hedgehog e dos Jogos Olímpicos.
A colaboração, batizada de “Five Rings”, marca o início de uma nova fase entre as duas marcas, unindo a velocidade e o carisma do mascote da SEGA aos valores de excelência, respeito e amizade promovidos pelo movimento Olímpico.
O primeiro vislumbre da parceria já foi revelado, mostrando os icônicos anéis Olímpicos estilizados com um toque supersônico. Segundo a SEGA e o COI, essa é apenas a ponta do iceberg: as empresas pretendem expandir o projeto com uma coleção completa de produtos licenciados a partir de 2026, incluindo colaborações com outras marcas que compartilhem do mesmo espírito esportivo e criativo.
Shuji Utsumi, presidente e COO da SEGA, afirmou que o objetivo é celebrar comunidades inclusivas e respeitosas em escala global, enquanto Elisabeth Allaman, diretora do COI, destacou o potencial da parceria para “engajar fãs de todas as idades”. E o taming da parceria não poderia ser melhor, pois Sonic Racing CrossWorlds foi lançado recentemente e está agradando público e crítica.
Xbox desmente rumores de que nova geração foi cancelada
Os rumores de que a próxima geração de consoles Xbox teria sido cancelada movimentaram as redes sociais no fim de semana, mas a Microsoft tratou de encerrar a história rapidamente. Em comunicado enviado ao site Windows Central, a empresa reafirmou que o desenvolvimento de novos hardwares segue firme — incluindo o sucessor dos atuais Xbox Series S e X — e que a parceria com a AMD, anunciada em junho, continua ativa.
Segundo a companhia, não há qualquer mudança de planos em sua estratégia de consoles. “Estamos investindo ativamente em nossos futuros dispositivos próprios, projetados, desenvolvidos e construídos pelo Xbox”, reforçou a Microsoft. A gigante de Redmond ainda destacou que o foco segue em um ecossistema conectado entre console, PC e nuvem — o que indica que a próxima geração do Xbox está, sim, a caminho.
Red Dead Redemption 2 pode ganhar versão de nova geração, diz rumor
Os rumores sobre uma versão de nova geração de Red Dead Redemption 2 voltaram a ganhar força nos últimos dias. Segundo o insider NateTheHate2, conhecido por antecipar anúncios da indústria, as versões do jogo para PS5, Xbox Series e Nintendo Switch 2 “existem” e ainda estão em desenvolvimento — embora ele não tenha dado qualquer previsão de lançamento.
A informação reacendeu as expectativas em torno do épico faroeste da Rockstar, que foi lançado originalmente em 2018 para PS4 e Xbox One, e chegou ao PC no ano seguinte. A possível chegada do game à nova geração não seria surpresa: Red Dead 2 é considerado um dos títulos mais aclamados da história recente, com uma base de fãs que segue ativa até hoje.
Além de melhorias visuais e de desempenho, a nova versão poderia aproveitar o poder dos consoles atuais para entregar a experiência definitiva do Velho Oeste digital — algo que os jogadores vêm pedindo há anos.
Nintendo nega envolvimento com movimento Anti-IA no Japão
A Nintendo precisou se pronunciar após rumores indicarem que a empresa estaria fazendo lobby contra o uso de inteligência artificial generativa no Japão. A polêmica começou quando um político japonês afirmou nas redes sociais que a companhia estaria pressionando o governo para restringir o uso da tecnologia — algo que rapidamente viralizou entre fãs e desenvolvedores.
Contrary to recent discussions on the internet, Nintendo has not had any contact with the Japanese government about generative AI. Whether generative AI is involved or not, we will continue to take necessary actions against infringement of our intellectual property rights.
— 任天堂株式会社(企業広報・IR) (@NintendoCoLtd) October 5, 2025
No entanto, a Big N negou oficialmente qualquer envolvimento com o movimento Anti-IA. Em comunicado publicado no X (antigo Twitter), a empresa afirmou que “não teve qualquer contato com o governo japonês sobre inteligência artificial generativa” e reforçou que continuará apenas “tomando medidas necessárias contra violações de propriedade intelectual”. O político responsável pelo boato, inclusive, já apagou a postagem original e pediu desculpas pelo erro.
EA confirma que Battlefield 6 rodará em 120 fps nos consoles
A Electronic Arts confirmou que Battlefield 6 poderá rodar a até 120 quadros por segundo nos consoles, graças ao modo de desempenho. A informação foi revelada em um e-mail enviado pela própria EA aos jogadores, que também cita conteúdo pós-lançamento como novas armas, mapas e as chamadas “operações secretas”.
Previsto para chegar em 10 de outubro de 2025, o novo Battlefield promete ser um dos maiores lançamentos do ano — e deve aproveitar todo o poder dos consoles de nova geração, incluindo melhorias específicas no PS5 Pro. Enquanto o jogo não chega, você pode conferir entrevistas exclusivas que fizemos com desenvolvedores aqui.
E aí, o que está achando das notícias de games de hoje? Comente nas redes sociais do Voxel e TecMundo!