Sony lança nova câmera capaz de combater deepfakes

As chamadas deepfakes são vídeos, áudios ou imagens extremamente realistas, mas que, na verdade, são falsos. Elas ganharam força a partir dos recentes avanços tecnológicos, trazendo uma série de novos riscos.

Por conta disso, diversas empresas têm buscado soluções para este problema. Uma delas é a Sony, que lançou uma câmera portátil com assinatura digital capaz de garantir a autenticidade dos conteúdos gravados.

Empresa criou o equipamento para ajudar a combater a desinformação (Imagem: Klochkov SCS/Shutterstock)

Lançamento no Brasil está previsto para o final do ano

Voltada para jornalistas, produtores e criadores que precisam assegurar a origem do conteúdo, a câmera PXW-Z300 grava informações de autenticidade e registra o histórico de edições seguindo o padrão internacional C2PA, utilizado globalmente para certificar imagens e vídeos digitais. Isso garante a veracidade das imagens e ajuda no combate às deepfakes e à desinformação.

O dispositivo ainda incorpora recursos de inteligência artificial e integração avançada com dispositivos móveis: conectividade 5G, rede wireless e armazenamento em nuvem, permitindo transmissão ao vivo e upload imediato de materiais para redações e plataformas digitais.

Câmera PXW-Z300 garante autenticidade do conteúdo gravado (Imagem: divulgação/Sony)

A câmera também conta com uma lente com zoom óptico de 17X (F1.9), estabilização óptica, foco automático/manual e filtro ND eletrônico de densidade variável, que ajusta a entrada de luz em tempo real. Outro destaque é o braço LCD flexível de três eixos, que se adapta a diferentes estilos de captação, desde gravações no ombro até modo selfie.

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Vídeos e fotos falsas se tornaram uma ameaça (Imagem: R.bussarin/Shutterstock)

Deepfakes se tornaram um grave problema

  • De acordo com o Entrust Cybersecurity Institute, foi registrado um caso de deepfake a cada cinco minutos em 2024.
  • Já um estudo da Deloitte aponta que as imagens, áudios e vídeos manipulados estão se tornando cada vez mais difíceis de detectar.
  • Esta pesquisa revelou que 59% dos entrevistados têm dificuldade em diferenciar conteúdos criados por humanos daqueles gerados por IA.
  • Neste cenário, cerca de 84% das pessoas familiarizadas com a tecnologia defendem que os conteúdos gerados pela inteligência artificial deveriam ser rotulados.

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