Usuários do Android já podem baixar o aplicativo Sora de geração de vídeo por inteligência artificial, da OpenAI, que foi lançado nesta terça-feira (4) para o sistema operacional do Google. Até então, a plataforma estava disponível no iOS e também em versão web.
Acumulando mais de 1 milhão de downloads em apenas cinco dias após a estreia da versão para iPhone, no final de setembro, o app viral é capaz de criar clipes hiper-realistas com som, aproveitando os mais recentes avanços dos modelos da desenvolvedora do ChatGPT. Os conteúdos são gerados a partir de prompts de texto.
The Sora app is now available on Android in:
Canada
Japan
Korea
Taiwan
Thailand
US
Vietnam pic.twitter.com/wmx5KU4VM1— Sora (@soraofficialapp) November 4, 2025
Sucesso e polêmicas
Mesclando ferramentas de geração e edição de vídeos por IA com elementos de rede social, o app Sora gera clipes curtos em segundos, permitindo escolher o estilo, como cinematográfico ou surreal. Ele também possibilita remixar gravações de outras pessoas, incluindo diferentes elementos e a própria imagem.
- A plataforma anunciou novos recursos, recentemente, como mais funções de edição para aprimorar os vídeos feitos pela IA;
- Transformar vídeos próprios em personas de IA para usar em novos conteúdos e compartilhar com os amigos foi outra novidade revelada;
- O app ganhou uma interface atualizada para mostrar participações recentes e adicionou novos canais dedicados a temas específicos;
- Apesar da popularidade, o gerador de vídeos tem sido alvo de várias polêmicas.
Um dos problemas envolveu a criação de conteúdos racistas com a imagem de Martin Luther King Jr., desrespeitando a figura do ativista por direitos civis. Atendendo a uma solicitação da filha dele, a empresa decidiu suspender a geração de materiais que o representam.
A plataforma também foi criticada por gerar vídeos com imagens protegidas por direitos autorais. Em um destes casos, sofreu pressão por parte de estúdios japoneses, que pediram à OpenAI para não usar mais seus conteúdos no treinamento do modelo Sora 2.

Sem Brasil, por enquanto
Assim como na versão para iOS, o app Sora para Android foi lançado em países selecionados, e o Brasil continua de fora. Por enquanto ele está disponível nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Coreia do Sul, Tailândia, Taiwan e Vietnã.
Não há previsão de ampliação para outros mercados, no momento. Outro detalhe importante é que o uso de VPN para tentar driblar as restrições geográficas e antecipar o acesso à ferramenta pode resultar na suspensão da conta.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando as notícias do TecMundo nas redes sociais e compartilhe-as com os amigos.
