A Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) quer promover uma mudança regulatória que envolve a frequência de 12 GHz, faixa na qual os satélites Starlink oferecem seus serviços de internet a mais de 400.000 usuários nos EUA, de acordo com dados da SpaceX.
A intenção da comissão é permitir o uso dessa frequência para amplo uso. A provedora de redes Dish já demonstrou interesse em utilizar essa mesma faixa para assentar sua nova rede 5G e transmitir sinal de TV.
Leia mais:
Starlink: como contratar a internet via satélite de Elon Musk no Brasil?Fusão na Europa tenta ser uma pedra no sapato da Starlink de Elon MuskInternet via satélite da Starlink para barcos vai custar mais de R$ 25 mil por mês
A SpaceX afirma que a aprovação da mudança prejudicará o sinal Starlink e os outros usuários da faixa de 12GHz. A empresa tenta de diversas maneiras barrar uma possível decisão favorável à mudança. Além de enviar documentos à FCC, ela também disparou e-mails aos clientes da Starlink alertando sobre a situação.
Para o diretor sênior da SpaceX, David Goldman, a medida acabaria com os serviços fornecidos para os clientes dessa frequência e tornaria a faixa inutilizável. Segundo estudos realizados pela própria SpaceX, os usuários teriam interferência em cerca de 80% do tempo com a abertura da banda de 12GHz para o 5G.
Em contrapartida, uma coalizão (5Gfor12GHz) formada por grupos interessados na aprovação da medida regulatória, disseram que os números apresentados fazem parte de uma campanha de desinformação promovida pela SpaceX a respeito do 5G.
De acordo com a 5Gfor12GHz, o CEO e proprietário da SpaceX, Elon Musk, utiliza corriqueiramente de táticas que promovem desinformação e essa é mais uma das narrativas anti-5G, promulgadas pelo bilionário. Além disso, a entidade ressalta o prejuízo que essa atitude gera aos consumidores americanos e à soberania dos EUA na prestação de serviços de última geração.
Via: Space.com
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post SpaceX diz que regulamentação do 5G pode prejudicar internet da Starlink apareceu primeiro em Olhar Digital.