Home Variedade SpaceX finaliza investigação de explosões da Starship

SpaceX finaliza investigação de explosões da Starship

by Fesouza
5 minutes read

A investigação das explosões anteriores da Starship, o maior foguete do mundo, foram concluídas essa semana, abrindo o caminho para a SpaceX realizar o décimo lançamento da nave neste domingo (24).

Os três últimos lançamentos da Starship resultaram em explosões. Em 27 de maio, no nono voo, a missão terminou com a perda do propulsor Super Heavy e do estágio superior da nave. Segundo a SpaceX, “os investigadores rastrearam as falhas para separar problemas estruturais em cada um dos estágios do veículo”.

Não foi apenas o propulsor que falhou. O estágio superior do foguete, a Nave 35, apresentou um vazamento de metano dentro do cone de seu nariz logo após a separação. Embora a nave tenha compensado a falha para completar uma manobra crítica, o vazamento desestabilizou o controle de atitude e impediu a realização de testes espaciais. A SpaceX atribuiu a origem do problema a uma falha em um difusor de gás, já corrigida para voos futuros. A empresa perdeu o contato com a nave 46 minutos após o lançamento, quando ela se desintegrou durante uma reentrada descontrolada na atmosfera sobre o Oceano Índico.

SpaceX finaliza investigação de explosões da Starship
Nave Starship próxima da reentrada na atmosfera, com um brilho de plasma laranja no entorno enquanto voltava para a Terra. Crédito: SpaceX

Explosão na Starbase

A empresa de Elon Musk também descobriu as causas da explosão ocorrida durante testes em solo no dia 18 de junho. O incidente destruiu a nave que seria usada no próximo lançamento e causou danos na estrutura do local.

A causa foi um vaso de pressão de nitrogênio com danos “indetectáveis”, que comprometeu a estrutura da nave.

Em resposta a esses incidentes, a SpaceX introduziu uma série de modificações no design e nos procedimentos. Futuros propulsores Super Heavy terão novos lemes aerodinâmicos e serão projetados para reduzir o ângulo de ataque durante a descida. A empresa também implementou novos métodos de inspeção para detectar danos internos em vasos de pressão, além de reduzir sua pressão operacional.

SpaceX finaliza investigação de explosões da Starship
Imagem: Twitter NasaSpaceFlight

Starship vai voar novamente em breve

Após quase três meses de espera, a SpaceX confirmou que tentará realizar o décimo lançamento do maior foguete do mundo no próximo domingo (24), a partir da Starbase, em Boca Chica, no Texas, às 20h30 (horário de Brasília).

No próximo voo, o objetivo é ampliar ainda mais os testes do booster Super Heavy, com múltiplas queimas de combustível planejadas.

Também serão repetidos objetivos semelhantes aos de missões anteriores, incluindo o primeiro lançamento de carga útil da Starship e múltiplos experimentos de reentrada, visando o retorno do estágio superior ao local de lançamento para coleta.

Leia mais:

O propulsor, neste voo de teste, realizará vários experimentos para coletar dados de desempenho em condições reais, tanto em perfis de voo futuros quanto em cenários fora do padrão.

Como na última vez, o propulsor Super Heavy conduzirá esses experimentos enquanto estiver em trajetória para um ponto de pouso no Golfo do México, em alto-mar, e não retornará ao local de lançamento para pouso, como ocorreu em alguns testes anteriores.

Após a separação dos estágios, o propulsor girará em uma direção controlada antes de iniciar a queima de boostback. Essa manobra foi demonstrada pela primeira vez no Voo 9 e exige menos propelente em reserva, permitindo o uso de mais combustível durante a subida para que uma massa adicional de carga útil entre em órbita.

Já o estágio superior da Starship terá múltiplos objetivos no espaço, incluindo a implantação de oito simuladores Starlink, de tamanho semelhante aos satélites Starlink de próxima geração. Os simuladores seguirão a mesma trajetória suborbital da Starship e serão desativados após a reentrada na atmosfera. Também está previsto a reignição de um único motor Raptor no espaço.

O post SpaceX finaliza investigação de explosões da Starship apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment