SpaceX leva 600ª pessoa da história ao espaço

Neste domingo (21), aconteceu o lançamento da missão Ax-2, da Axiom Space, para a Estação Espacial Internacional (ISS). Os quatro tripulantes decolaram a bordo da cápsula Crew Dragon Freedom, no topo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, às 18h37 (pelo horário de Brasília), a partir do Centro Espacial Kennedy, da NASA, na Flórida. Na ocasião, o número de pessoas a ir ao espaço em toda a história chegou a 600.

Ax-2, uma missão repleta de marcos importantes:

Este foi o segundo voo privado da Axiom Space à Estação Espacial Internacional;A tripulação foi composta por Peggy Whitson (comandante), Rayyanah Barnawi e Ali Alqarni (especialistas da missão) e John Shoffner (piloto);Ex-astronauta da NASA, Whitson é a pessoa de nacionalidade norte-americana com mais tempo a bordo da ISS na história (665 dias, até agora), além de ser a mulher com mais número de caminhadas espaciais no currículo – um total de dez, com 60 horas acumuladas fora da estação;Esta foi a primeira vez que um voo comercial foi comandado por uma mulher;Barnawi e Alqarni, astronautas da Comissão Espacial Saudita, estavam em seu primeiro voo para fora da Terra;Além disso, Barnawi se tornou a primeira mulher da Arábia Saudita a ir ao espaço e a 72ª mulher do mundo a alcançar o feito;Também estreante em missões espaciais, Shoffner, aviador com mais de 8,5 mil horas de voo acumuladas em diversas aeronaves comerciais e helicópteros, foi o único cliente pagante;Lançamento levou a 600ª pessoa da história à órbita.

Leia mais:

Astronautas não podem vestir preto na Lua; entendaCarenagem de foguete da SpaceX volta flamejando para a TerraAstronautas no espaço tiram fotos incríveis de auroras na Terra

Dois astronautas dividem o título de 600ª pessoa a ir ao espaço

Pela ordem de escalação, o título foi conferido a Rayyanah Barnawi. O número não leva em conta os voos suborbitais (aqueles que não ultrapassam a Linha de Kárman).

Esse é o nome dado a um limite convencionado que fica a uma altitude de 100 km acima da superfície terrestre, definindo a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior aceita pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI).

Rayyanah Barnawi, da Comissão Espacial Saudita, se tornou a 600ª pessoa a orbitar a Terra. Ela também é a primeira mulher árabe a dar a volta no planeta, a primeira mulher saudita e a 72ª mulher do mundo a voar para o espaço. Crédito: SpaceX

Considerando todos voos para fora da Terra (incluindo os suborbitais), o mérito pertence ao astronauta Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA). O alemão obteve o título em outubro de 2021, durante a missão Crew-3, o terceiro voo tripulado da SpaceX para a ISS sob contrato com a NASA.

Como a 600ª pessoa a entrar em órbita ao redor da Terra, estou animada por representar o Reino da Arábia Saudita e a Comissão Espacial Saudita durante esta missão histórica. É uma verdadeira honra fazer parte de uma missão que está expandindo o acesso à órbita baixa da Terra para pessoas como eu e você e poder inspirar pessoas ao redor do mundo a alcançar as estrelas e perseguir seus sonhos

Rayyanah Barnawi, primeira mulher da Arábia Saudita e 600ª pessoa da história a ir ao espaço.

Assim que chegarem ao laboratório orbital, o que deve ocorrer na manhã desta segunda-feira (22), os membros da missão Ax-2 serão recebidos pela tripulação da Expedição 69, da qual faz parte o astronauta dos Emirados Árabes Unidos (EAU) Sultan AlNeyadi, marcando a primeira vez que três astronautas árabes estarão no espaço ao mesmo tempo.

Com informações do Space.com

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post SpaceX leva 600ª pessoa da história ao espaço apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

WhatsApp caiu? App sofre com instabilidade nesta terça (04)

HyperOS 3.1 será exclusivo para celulares com Android 16

Super Ofertas na Shopee: tecnologia, casa e gamer com preços imperdíveis