SpaceX planeja produzir combustível próprio para Starships

A SpaceXanunciou que pretende lançar Starships até 25 vezes por ano a partir do sul do Texas (EUA). E acabou de receber mais uma autorização que pode permitir até 120 voos na plataforma da Costa Espacial da Flórida (EUA). A viabilidade do plano ambicioso de Elon Musk, CEO e fundador da empresa espacial, tem um porém: a logística do combustível usado no lançamento de uma nave espacial.

No caso da Starship, são necessários mais de 200 caminhões-tanque vindos de refinarias distantes para entregar metano, oxigênio líquido e nitrogênio líquido. E a solução da SpaceX parece ser óbvia: construir suas próprias usinas para gerar fluidos criogênicos, segundo o site Ars Technica.

Starbase conta com cerca de 500 moradores, entre funcionários e seus familiares (Imagem: Findaview/Shutterstock)

A empresa já iniciou as obras de uma usina de separação de ar no Texas, ao norte das plataformas de lançamento da Starbase. O local será usado para aspirar, condensar e separar oxigênio e nitrogênio, que serão transportados para tanques de armazenamento por tubos instalados ao longo de 300 metros.

Isso resolveria parte da situação para a SpaceX…

  • O lançamento da Starship também requer metano para impulsionar os propulsores Super Heavy do foguete;
  • E a ideia mais plausível para atender essa demanda é a construção de uma usina de geração de metano ao lado das plataformas de lançamento da Starbase;
  • O Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA divulgou um aviso público para coletar opiniões da sociedade civil sobre as propostas da empresa de Musk;
  • A expansão cobre uma área de aproximadamente 8,5 hectares, sendo 7,3 hectares de pântanos, a cerca de 400 metros da praia;
  • E inclui mais do que somente as usinas: seriam criadas novas áreas de armazenamento para propelente e equipamento de solo, plataformas de preparação, estradas internas e um novo muro de segurança ao redor do local de lançamento.
Lançamento da Starship também requer metano para impulsionar os propulsores Super Heavy (Imagem: luckyluke007/Shutterstock)

Leia mais:

Como fica a Flórida?

A SpaceX estaria planejando produzir seu próprio propelente também na Flórida, mas a instalação de futuras plataformas ainda depende de uma série de análises. O método, no entanto, seria outro, já que o edital não prevê a construção de uma usina de separação de ar ou de liquefação de metano.

A ideia é utilizar um sistema de pré-tratamento para remover impurezas do gás natural entregue por caminhões. A partir daí, será produzido um fluxo de metano gasoso de alta pureza, que, ao ser resfriado, poderá ser bombeado até o foguete, diz um rascunho da declaração de impacto ambiental publicado pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).

Expansão da SpaceX no Texas cobre quase 8 hectares (Imagem: Reprodução/SpaceX)

“O gás natural excedente seria usado para trabalhos de processamento, geração de energia ou evaporaria como uma saída de gás natural”, escreveram as autoridades. Já os gases residuais de nitrogênio, oxigênio e argônio serão liberados de volta para a atmosfera.

O post SpaceX planeja produzir combustível próprio para Starships apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Silent Hill f: veja tudo o que sabemos sobre o novo game

DeepL lança agente de IA para empresas e acirra concorrência

8 melhores filmes com Patrick Wilson para assistir online no streaming