A 1047 Games anunciou, na última terça (22), que está “deslançando” Splitgate 2 das plataformas para reformular o projeto após um lançamento com baixa adesão e recepção mista. Com isso, o jogo de tiro, lançado em junho deste ano, retornará ao estado beta até 2026. A decisão foi acompanhada de cortes na equipe — embora o número de demissões não tenha sido divulgado pela empresa.
Segundo Ian Proulx e Nicholas Bagamian, co-fundadores do estúdio, a estreia ocorreu cedo demais, com recursos apressados e falhas que comprometeram a experiência esperada pelos fãs. O objetivo agora, aparentemente, é reconstruir partes importantes do shooter com foco em modos clássicos e uma monetização mais simples.
To the Splitgate community,
We believe in Splitgate 2. This game means everything to us – it’s been our life for almost 10 years, starting in our dorm room, and we’re more committed than ever to delivering the incredible experience you deserve.
We’ve heard your feedback, and we…
— Splitgate 2 – Beta (@Splitgate) July 22, 2025
“Acreditamos em Splitgate 2, mas lançamos cedo demais. Tínhamos objetivos ambiciosos e, na nossa empolgação para compartilhá-los com vocês, nos esforçamos mais do que podíamos”, explicaram os executivos. “Apressamos certos recursos, cometemos alguns erros estúpidos e, o mais importante, não entregamos a vocês o caos polido e cheio de portais que vocês tanto adoraram”.
Equipe afetada pelas demissões será indenizada e terá apoio para se realocar no mercado de trabalho
A desenvolvedora destacou que o trabalho com Splitgate 2 será de longo prazo a partir de agora, exigindo redirecionamento de recursos e redução de pessoal.
A equipe afetada está recebendo indenização e apoio para recolocação profissional no mercado de trabalho — e a empresa também espera recontratar esses desenvolvedores novamente no futuro.

“Isso é de partir o coração. Eles são nossos companheiros de equipe e amigos, e ajudaram a construir o que temos hoje”, lamentaram os executivos. “Eles estão recebendo indenização e auxílio para recolocação profissional, e estamos comprometidos em fazer tudo o que pudermos para ajudá-los nessa transição. Esperamos trazê-los de volta quando pudermos”.
A 1047 Games ainda reforçou o compromisso com a comunidade e afirmou que continuará ouvindo os jogadores durante o processo de reformulação do shooter.
O plano é entregar uma experiência mais próxima da original, mantendo a identidade de combate com portais que tornou o jogo popular nos trailers de anúncio.
Servidores do primeiro Splitgate serão desligados no mês que vem
Por fim, o estúdio também informou no comunicado que desligará os servidores do primeiro Splitgate no próximo mês — pois eles custam ao estúdio “centenas de milhares de dólares” para se manterem ativos. A data exata, no entanto, ainda não foi especificada.
O Splitgate original foi lançado para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC. O projeto foi idealizado por Proulx e Bagamian durante um trabalho da faculdade, enquanto estudavam ciência da computação na Universidade de Stanford — com ambos se inspirando nos jogos da franquia Portal para criar o shooter.

No primeiro momento, o jogo chegou gratuitamente na Steam em maio de 2019, com a 1047 Games trabalhando no pós-lançamento e arrecadando cerca de US$ 10 milhões para o projeto com alguns investidores. Posteriormente, em junho de 2021, o primeiro Splitgate finalmente chegou aos consoles.
- Leia também: Novo console portátil traz duas telas, design modular e emulação de Nintendo 3DS e Switch! Conheça o OneXSugar
Você estava jogando Splitgate 2 por aí? O que acha da decisão do estúdio em “deslançar” o shooter para trazer novidades no ano que vem? Comente sua opinião nas redes sociais do Voxel!