O Spotify anunciou um novo recurso que permite filtrar a biblioteca por atividades, estados de espírito ou gêneros musicais, facilitando a busca por playlists, podcasts e até audiolivros. Os filtros também podem ser usados para iniciar sessões com o DJ de IA da plataforma.
A novidade começou a ser liberada para assinantes Premium em dispositivos móveis e tablets nos EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e África do Sul, devendo chegar a todos os mercados selecionados nas próximas semanas.
Spotify cada vez mais “na mão” do usuário
- O lançamento faz parte da estratégia do Spotify de ampliar a personalização do aplicativo.
- Nos últimos meses, a empresa adicionou ferramentas de criação de playlists com prompts de IA, novas opções de gerenciamento e até capas personalizadas.
- O DJ de IA e a versão reformulada da Discover Weekly também reforçam esse movimento.
Por outro lado, a constante inclusão de recursos tem gerado críticas: muitos usuários reclamam de uma interface sobrecarregada e confusa, que agora lembra mais redes sociais como TikTok e YouTube, com vídeos, enquetes, comentários e mensagens.
Apesar das queixas, o Spotify segue em crescimento. No último trimestre, registrou 696 milhões de usuários ativos (alta de 11% em relação ao ano anterior), sendo 276 milhões assinantes pagos, um aumento de 12%.
Leia mais
- Banda gerada por IA bomba no Spotify e reacende debate ético
- Spotify vai te dar mais controle em playlist que recomenda músicas
- Spotify amplia uso de IA para narração de audiobooks
Amazon Music lança playlists semanais personalizadas com IA
No lado da concorrência, a Amazon Music anunciou nesta segunda-feira (EUA) o lançamento do “Weekly Vibe”, recurso que cria playlists semanais personalizadas com base nos hábitos de audição dos usuários.
A novidade estará disponível para todos os clientes, em iOS e Android, independentemente do plano de assinatura.
A proposta é resolver um problema comum no streaming: o cansaço de ouvir sempre as mesmas músicas.
Toda segunda-feira, a ferramenta gera uma nova seleção musical adaptada ao “humor” e às preferências recentes de cada usuário. As playlists ganham título, descrição e um tema ou gênero específico, como hip-hop ou pop.
O “Weekly Vibe” expande os testes do Maestro, gerador de playlists em versão beta lançado no ano passado, que permitia ao usuário criar listas usando comandos de humor ou até emojis. Agora, o processo é automático, sem necessidade de interação manual.
O lançamento é visto como resposta direta ao DJ com IA do Spotify, ampliando a aposta da Amazon em recursos de inteligência artificial para se destacar na concorrência pelo público do streaming de música.
O post Spotify lança filtros inteligentes para turbinar sua biblioteca apareceu primeiro em Olhar Digital.