A plataforma de streaming de áudio Spotify está planejando testar um programa de audiolivros (ou audiobooks) gratuitos para seus assinantes pagos nos próximos meses, como parte de seu esforço para se tornar um importante provedor desse tipo de conteúdo.
A informação foi revelada pelo The Wall Street Journal. A empresa estaria trabalhando com algumas das maiores editoras dos Estados Unidos em um programa piloto que permitirá aos assinantes ouvir até 20 horas de audiolivros por mês sem custo adicional, de acordo com fontes do WSJ. Os detalhes ainda estão sendo finalizados, mas a empresa pretende oferecer o programa por tempo limitado para avaliar o interesse dos clientes pelo produto.
Leia mais:
Spotify deixará de financiar podcasts relaxantes; entendaQuais as principais diferenças entre o Spotify e o Apple Music?Qual é melhor: Spotify ou YouTube Music?
Interesse do Spotify por audiolivros
Os audiolivros representam uma maneira para o Spotify diversificar suas ofertas aos assinantes e suas fontes de receita.Os executivos do Spotify estão ansiosos para desafiar a plataforma dominante deste setor, a Audible, e afirmaram a algumas editoras que sua participação ajudaria a quebrar o domínio da plataforma de propriedade da Amazon.com na indústria, segundo o WSJ.O Spotify está buscando alcançar lucratividade consistente para agradar aos investidores.Os audiolivros, assim como os podcasts, representam um mercado em crescimento e um formato popular entre os ouvintes.No entanto, requer investimentos da empresa e uma expansão além de seu núcleo de negócios de streaming de música.Em julho, o Spotify anunciou um aumento no preço de seus planos individuais premium nos principais mercados ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
Como este negócio funcionará no Spotify
A empresa discutiu uma variedade de modelos de compensação para as editoras, incluindo pagamentos baseados no tempo que os usuários passam ouvindo os livros.
O teste provavelmente será implementado gradualmente em um grupo de países de língua inglesa, incluindo os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido. Não existem informações de expansão outras línguas, inclusive o português. O escopo de títulos disponíveis por meio do programa está previsto para ser amplo, mas ainda está sendo finalizado.
O Spotify entrou no negócio de audiolivros há um ano, inicialmente oferecendo um catálogo com mais de 300.000 títulos de autores independentes e grandes editoras, incluindo obras do escritor de terror Stephen King, do jornalista Malcolm Gladwell e da romancista Abby Jimenez para compra. Os livros estavam disponíveis sob um modelo de pagamento por download, semelhante aos serviços oferecidos pela Apple e Google.
O CEO Daniel Ek afirmou que as políticas da App Store da Apple prejudicaram o lançamento das ofertas de audiolivros do Spotify. Pouco depois do anúncio do ano passado, o Spotify direcionou os usuários para fazer compras por meio de um navegador da web em vez de dentro do aplicativo.
Embora seja uma experiência do usuário mais complicada, a mudança tinha como objetivo evitar que a Apple cobrasse até 30% de comissão pelos downloads. O Spotify está lutando contra a Apple por suas políticas de compra dentro do aplicativo há anos.
No novo programa de teste, os assinantes poderão acessar os audiolivros gratuitos diretamente no aplicativo.
Em 2021, o Spotify anunciou a aquisição da distribuidora global de audiolivros Findaway. Mais cedo no mesmo ano, chegou a um acordo com o serviço de streaming de audiolivros Storytel para disponibilizar a biblioteca da empresa no Spotify para os assinantes que vincularam suas contas.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Spotify oferecerá audiolivros gratuitos em teste com assinantes apareceu primeiro em Olhar Digital.