Home Variedade Spotify supera expectativas do mercado em receita e novos usuários

Spotify supera expectativas do mercado em receita e novos usuários

by Fesouza
3 minutes read

A plataforma de streaming de áudio Spotify revelou nesta terça-feira (04) o relatório fiscal com o desempenho da companhia no terceiro trimestre de 2025. No geral, os resultados são bastante positivos para o serviço.

Segundo os dados divulgados oficialmente, a companhia superou expectativas de analistas de mercado e apresentou uma performance que indica a chegada de uma fase financeira ainda mais estável.

Os destaques do relatório incluem:

  • aumento de 12% em assinantes em comparação com o mesmo período do ano passado (281 milhões);
  • aumento de 11% em usuários ativos mensais pagantes ou não (713 milhões);
  • aumento de 12% em receita gerada (€4,3 bilhões ou R$ 26,5 bilhões em conversão direta de moeda);
  • aumento da margem bruta de lucro para 31,6%;
  • novo pico de lucro operacional (já com gastos e outras deduções) de €582 milhões (cerca de R$ 3,5 bilhões).

O número que destoa do relatório é a receita do uso da plataforma com publicidade, que caiu 6% e pode desagradar gravadoras e anunciantes caso siga em declínio. Já a margem de lucro segue dentro da meta da companhia, que é se manter entre os 30% e 35%.

“Nosso negócio está saudável. Estamos entregando mais rápido do que nunca. E nós temos as ferramentas que precisamos — preço, inovação de produto, vantagem operacional e eventualmente a administração de anúncios — para entregar tanto aumento na receita quanto expansão dos lucros”, disse o CEO e fundador da empresa, Daniel Ek.

O executivo, que anunciou a saída do cargo e a transição para um sistema de co-CEOs nos próximos meses, disse ainda que está “construindo o Spotify para o longo prazo”.

O que o Spotify fez nos últimos meses

Algumas das ações recentes do serviço ajudam parcialmente a explicar como o Spotify conquistou os números positivos do trimestre. Elas incluem a chegada do aguardado Lossless Audio para assinantes e melhorias no plano grátis, além de alianças com a Netflix (para exibir podcasts em vídeo) e o ChatGPT (para controle do app e escolha de músicas).

A plataforma também se beneficiou de lançamentos de peso no período, como o álbum The Life of a Showgirl, de Taylor Swift. O disco bateu o recorde de mais ouvido em um único dia no ano e o que foi mais armazenado na lista de favoritos com antecedência pelos usuários.

Por outro lado, em agosto, a plataforma aumentou o valor da mensalidade no Brasil em 17% e fez o mesmo em vários outros mercados.

A transição de áudio para texto virou um dos grandes recursos de ferramentas de IA? Saiba mais sobre esse tema neste artigo!

You may also like

Leave a Comment