SSD (Solid State Drive), sigla em inglês para unidade em estado sólido, é um acessório que serve para armazenar dados permanentes na memória, ou seja, informações que não são excluídas depois que a energia é desligada, diferente do que acontece com a memória RAM.
Ele é responsável por proporcionar mais velocidade de leitura e gravação de dados, além de controlar a memória cache e realizar o mapeamento de setores defeituosos e a correção de erros. Além disso, promete entregar um sistema mais ágil de forma geral. Por esses motivos, muita gente adquire esse componente. Porém, é essencial ficar atento, pois existem muitos produtos falsificados.
Leia mais:
- 7 sinais de que a memória RAM do seu PC é insuficiente
- 5 sinais de que chegou a hora de trocar a fonte do seu PC
- 5 sinais de que a sua placa-mãe está morrendo
Como saber se o SSD da internet é autêntico ou falso
Notar que o SSD é falso não é uma tarefa difícil; porém, depois de cair em um golpe, fica complicado conseguir o dinheiro de volta. Então, é fundamental realizar algumas verificações antes de comprar o produto pela internet. Veja a seguir!
1. Veja se o vendedor está na lista de revendedores no site do fabricante
Imagem: Marko Aliaksandr (Shutterstock)
Grandes marcas, como a Samsung e a Kingston, possuem um amplo canal de distribuição e deixam uma lista atualizada de revendedores, distribuidores e importadores licenciados em cada região.
Nesse caso, na hora de realizar a compra, confira de qual marca é o componente e procure essa lista no site do fabricante. Nela, você deve verificar se o vendedor está presente.
Caso não encontre, isso não significa necessariamente que o produto seja falsificado, pois, em lojas pequenas e independentes, pode acontecer de a mercadoria ser original, mas o estabelecimento não ter feito o esforço necessário para estar na lista de parceiros. Existe a possibilidade de ela ter comprado a mercadoria de um distribuidor maior e autorizado. No entanto, se você estiver realizando a compra em um varejista online de renome e ele não estiver na lista oficial, desconfie.
2. Promoções gigantescas
Desconfie de ofertas com preços muito vantajosos. Há muitos golpistas que utilizam da promessa de produtos muito mais baratos para atrair consumidores e conseguirem vender produtos falsos ou até mesmo enganar o cliente e nem enviar a mercadoria.
A dica é comparar o preço de uma determinada loja que esteja oferecendo uma promoção com as demais que vendem o mesmo produto. Fique atento caso a oferta seja de 50% ou mais de desconto.
3. Analise as fotos do item
Veja bem as fotos da embalagem, preste atenção para verificar se há falhas de impressão, erros de ortografia, lacres violados ou qualquer outro detalhe incomum em um equipamento original. Faça comparações também entre as imagens da página do vendedor e as do site oficial do fabricante.
4. Confira as avaliações de outros compradores
Uma forma de saber a realidade sobre o produto é ver as avaliações de outros compradores. Confira se há reclamações em relação à qualidade ou até mesmo se o item é original ou não.
Não fique preso apenas às avaliações por estrelas, pois elas podem ser facilmente manipuladas pelos vendedores. Veja os comentários, as fotos que os compradores disponibilizam e se há problemas relatados em relação ao SSD.
5. Pesquise sobre o vendedor
Entre em comunidades de montagens de PCs, em sites como o Reclame Aqui e em fóruns para buscar informações sobre o vendedor onde você pretende comprar o SSD. Caso haja muitas reclamações, talvez seja relevante buscar outras opções de lojas para fazer a sua aquisição.
6. Confira a garantia e política de devolução
Produtos originais sempre contam com informações relacionadas à garantia e à política de devolução. Esse é um detalhe importante e que proporciona maior confiança no vendedor. Faça uma leitura atenta das letras miúdas.
Verifique também o tempo de garantia oferecido pelo vendedor. Por exemplo, caso a marca dê uma garantia de 5 anos e o vendedor tenha uma política rigorosa de apenas 30 dias, fique muito atento, pois vendedores de qualidade e legítimos costumam respeitar a garantia do fabricante e manter políticas claras de devolução.
O post SSD falso? 6 dicas para não comprar hardware falsificado na internet apareceu primeiro em Olhar Digital.