Steam ganha duas camadas importantes de segurança em versão beta

A Valve adicionou uma novidade importante na versão Beta mais recente da Steam: agora, a plataforma pode indicar se a Inicialização Segura e o componente TPM 2.0 estão ativos no computador do usuário. 

A função aparece na seção “Informações de Sistema”, localizada na aba “Ajuda” do launcher.

A Steam vai conseguir identificar se o TPM 2.0 e a Inicialização Segura estão ativados no computador. (Fonte: Valve/Reprodução)

Além disso, esses dados também poderão ser incluídos no Steam Hardware Survey, a pesquisa automática e voluntária que coleta informações sobre o hardware utilizado pelos jogadores. Apesar da coleta, a Steam não vai ensinar como ativar a Inicialização Segura ou o módulo TPM, tampouco exigirá os recursos para o funcionamento do launcher.

Na prática, a novidade tem impacto direto para quem joga títulos que exigem essas tecnologias. Ao exibir o status do recurso de forma clara, a Steam ajuda o usuário a entender por que certos jogos, como futuros Call of Duty ou Battlefield, podem não estar abrindo corretamente.

O que são a Inicialização Segura e o TPM 2.0?

A Inicialização Segura é uma medida de segurança presente em placas-mãe modernas, que garante que apenas o sistema operacional legítimo é carregado durante o boot, bloqueando a execução de malwares nesse processo inicial.

Já o TPM 2.0 (Trusted Platform Module) é um chip dedicado que armazena chaves criptográficas diretamente no hardware, oferecendo uma camada adicional de segurança para o sistema. O recurso é um dos pré-requisitos do Windows 11 e, cada vez mais, de grandes lançamentos de jogos.

Por enquanto, não se sabe quando a detecção do TPM 2.0 e da Inicialização Segura será liberada na versão final da Steam.

Quer acompanhar as próximas mudanças da Steam e entender como elas afetam seus jogos? Continue ligado no TecMundo para mais novidades sobre o mundo do PC gaming.

Related posts

Quais são os principais clãs de Jujutsu Kaisen? Conheça

Como teste de foguete aproxima Brasil de ter seu próprio lançador de satélites

Carros mais vendidos no Brasil: o que mudou no ranking de janeiro de 2026