Streaming está cada vez mais próximo de bater TV aberta em audiência, mostra pesquisa

Embora plataformas de streaming ainda enfrentem alguns desafios para liderar o mercado audiovisual brasileiro, elas parecem cada vez mais próximas de atingir esse objetivo. Uma pesquisa divulgada pelo Kantar Ibope mostra que, enquanto a TV aberta ainda é líder de audiência no país, a distância entre ela e as plataformas sob demanda vem caindo.

A pesquisa revela que a programação linear ainda é preferência de 55,8% dos consumidores, dada sua facilidade de acesso. No entanto, plataformas de streaming, somadas ao YouTube e ao TikTok, já se tornaram a preferência de 37,2% dos consumidores brasileiros.

Streaming se fortalece e justifica novos formatos

O YouTube é a plataforma digital mais famosa do Brasil. Imagem: Divulgação/YouTube

A pesquisa mostra que, embora a TV aberta ainda tenha a liderança do mercado, ela não é mais a força dominante que foi em um passado recente. A plataforma que mais tem ameaçado o meio é o YouTube, que registrou uma participação de mercado na faixa dos 21,6% em dezembro de 2025.

  • Sozinha, a plataforma do Google tem mais audiência do que Netflix, Globoplay, HBO Max e outros serviços de streaming somados;
  • Atualmente, a única rede linear sozinha que é capaz de superar a popularidade do YouTube é a Globo;
  • Assim, se justifica o fato de que muitas redes de televisão estão abrindo seus sinais na plataforma, ou disponibilizando alguns de seus conteúdos gratuitamente nela;
  • Com o Globoplay, a Globo tem 1,7% de participação no mercado e se estabeleceu como a principal força nacional;
  • No entanto, a Netflix continua sendo o streaming de maior impacto, conquistando uma fatia de 5,6%.

O estudo também mostra que a Prime Video está estagnada entre o público brasileiro, registrando uma participação de 1,1%. Já a HBO Max, embora ainda esteja presente em somente 0,5% dos lares brasileiros, tem apresentado crescimento graças a seu catálogo formado por produções de grande qualidade e boa repercussão crítica.

Streaming cresce, enquanto TV por assinatura agoniza

A pesquisa Kantar Ibope também confirmou que o streaming já substituiu as redes de TV por assinatura como uma fonte paga de conteúdos de qualidade. Atualmente, os canais restritos são acessados por somente 6,9% do público brasileiro, um dos piores índices desde que suas audiências começaram a ser medidas no país.

O streaming já superou a TV a cabo em popularidade. Imagem: Divulgação/Netflix

A seu favor, as plataformas por assinatura têm a vantagem de oferecer preços mais competitivos, bem como uma maior comodidade de acesso. No entanto, elas também enfrentam um momento marcado por aumentos de preços e a intensificação de anúncios publicitários, o que pode desagradar a muitos consumidores.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Related posts

Ofertas Philco na Shopee: moedor de café, air fryer, fone e mais com até 57% OFF

Redmi Note 15 Pro é lançado no Brasil mais barato e com 6.580 mAh de bateria

Will Bank, do Banco Master, tem liquidação extrajudicial decretada pelo BC