Studio Ghibli, Bandai Namco e outras empresas japonesas querem impedir que seu conteúdo seja usado no ChatGPT

De acordo com o portal Automaton, no dia 28 de outubro, a CODA, que tem a Bandai Namco, Aniplex, Studio Ghibli, Kadokawa, Square Enix e Shueisha como os principais membros, enviou uma carta solicitando que a OpenAI pare de utilizar o conteúdo de seus membros para treinar o Sora 2, novo aplicativo que tem como função gerar vídeos com IA.

Conforme informações do site, a organização notou que grande parte dos resultados gerados pelo Sora 2 são parecidos com os conteúdos ou imagens japonesas, inclusive com algumas obras específicas que detêm proteção por direitos autorais, o que seriam resultados da utilização de conteúdo japonês como informações de aprendizagem de máquina. Além disso, a carta traz o alerta de que a ação de copiar enquanto ocorre o processo de aprendizagem “pode constituir violação de direitos autorais”. 

Leia mais:

Sam Altman (Imagem: jamesonwu1972/Shutterstock)

Mudança na política de exclusão do Sora

Em outubro, Sam Altman, CEO da OpenAI, afirmou que a empresa mudará a política de exclusão do Sora para detentores de propriedade intelectual. Entretanto, a organização afirma que a adoção dessa política pode ter violado a lei japonesa de direitos autorais.

“Sob o sistema de direitos autorais do Japão, a permissão prévia é geralmente necessária para o uso de obras protegidas por direitos autorais, e não há sistema que permita evitar a responsabilidade por infração por meio de objeções subsequentes”, disse a CODA. 

Ilustração uma produção do Studio Ghibli – Filme a viagem de chiriro (Imagem: Divulgação/Studio Ghibli)

Solicitação de resposta

Além de pedir que a OpenAI deixe de utilizar o conteúdo dos integrantes da CODA, a organização solicitou que a empresa responda “com sinceridade às reclamações e solicitações das empresas-membro da CODA sobre violação de direitos autorais relacionada aos resultados do Sora 2”.

O post Studio Ghibli, Bandai Namco e outras empresas japonesas querem impedir que seu conteúdo seja usado no ChatGPT apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Como assistir ao vivo ao sorteio da Mega da Virada 2025?

Tesla pode cobrar US$ 150 por vômito ou fumaça em robotáxis

Qual é a maior rocha do mundo?