Home Variedade Sua conta de luz vai ficar mais cara neste mês; entenda

Sua conta de luz vai ficar mais cara neste mês; entenda

by Fesouza
4 minutes read

Agora é oficial. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira tarifária amarela para as contas de luz do mês de maio. Isso significa que o fornecimento de energia terá um custo adicional neste mês.

A alteração é uma consequência da redução das chuvas com a proximidade do inverno. Quando chove pouco, as hidrelétricas geram menos energia e é preciso acionar usinas termelétricas, que são mais caras e poluentes.

Falta de chuva é o problema

De acordo com a Aneel, será cobrado um valor extra de R$ 1,89 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) que aparecerem como consumidos na sua conta de energia. A adoção da bandeira amarela interrompe um período de cinco meses no qual a bandeira verde esteve em vigor – ou seja, no qual as contas vinham sem cobrança adicional.

De dezembro de 2024 a abril de 2025, o período mais chuvoso ajudou a manter os reservatórios das hidrelétricas em bons níveis, o que dispensou a taxa extra.

Agora, no entanto, a agência informou que “as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média“.

Gotas de chuva caindo no chão
Diminuição das chuvas provocam aumento do custo da energia (Imagem: Daniel Tadevosyan/Shutterstock)

Lembrando que o sistema de bandeiras tarifárias funciona como um semáforo que indica se a energia custará mais ou menos para ser gerada. A verde significa condições favoráveis, sem custo extra e geralmente ocorre quando chove bastante e os reservatórios das hidrelétricas estão cheios.

A amarela e a vermelha, por sua vez, indicam cenários menos favoráveis e desfavoráveis, respectivamente. Além destas categorias, a Aneel pode acionar os patamares 1 e 2, que elevam ainda mais os custos para os usuários.

Leia mais

Contas de luz colocadas uma sobre a outra, na diagonal
Será cobrado um valor extra de R$ 1,89 para cada 100 kWh consumidos (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Dicas para economizar na conta de luz

  • O chuveiro elétrico é o equipamento que mais consome energia e, consequentemente, também é o que mais pesa na conta de luz do consumidor.
  • Por isso, um uso inteligente durante os banhos pode ser a chave para uma redução significativa dos gastos com energia.
  • Ao colocar a chave do chuveiro na posição verão, por exemplo, as pessoas podem ter economia de, aproximadamente, 30% do consumo do aparelho ligado em sua potência máxima.
  • A geladeira também pode pesar no orçamento por conta de seu tempo de uso e o “abre e fecha”, o que faz com o que o equipamento precise trabalhar mais para refrigerar os alimentos, consumindo mais.
  • A recomendação é não colocar alimentos ainda quentes na geladeira, além de não usar a parte de trás do eletrodoméstico para secar roupas, situações que elevam o consumo de energia.
  • Outra dica é substituir o ar-condicionado pelo ventilador sempre que possível.
  • As informações são do G1.

O post Sua conta de luz vai ficar mais cara neste mês; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment