Submarino desaparecido: especialista acredita que embarcação está presa nos destroços do Titanic

Equipes de resgate continuam buscando pelo submarino desaparecido no último domingo (18), que levava cinco tripulantes para visitar os destroços do Titanic. A operação está tentando encontrá-los antes que o oxigênio se esgote, mas especialistas acreditam que a embarcação possa estar presa nos próprios destroços.

Operações de resgate

A Guarda Costeira dos Estados Unidos e do Canadá já estão realizando operações de resgate para encontrar o Titan, da empresa OceanGate; As buscas desta quarta-feira (21) eram cruciais, já que o suprimento de oxigênio da tripulação deve acabar na manhã de quinta-feira (22);Três outras embarcações também se juntaram às buscas, além de aviões e um equipamento de exploração da marinha;Nesta quarta-feira (21), ruídos semelhantes a batidas foram captados durantes as buscas, renovando a esperança de se encontrar sobreviventes.

Leia mais:

Submarino desaparecido: Marcos Pontes oferecia passeio; veja requisitosSubmarino desaparecido: primeira imagem das buscas é divulgadaSubmarino desaparecido: jornalista que já viajou diz que é impossível sair sem ajuda

Dificuldades

Segundo Chirs Parry, ex-almirante da Marinha Real, em entrevista ao portal Sky News, a expedição de resgate não é fácil, porque o Titanic é grande e requer diversas viagens de ida e volta para cobrir o perímetro total.

Além disso, o mar ao redor do navio é escuro e há poeira sendo levantada durante as buscas, o que dificulta a visão.

Submarino não pode ser aberto por dentro, o que dificulta ainda mais o resgate (Imagem: OceanGate Expeditions/AFP)

O que aconteceu com o submarino desaparecido?

Para Parry, o submarino desaparecido pode estar preso entre esses destroços. Isso porque, na profundidade em que se encontra, a embarcação está sujeita a correntes marítimas que o empurram, e podem tê-lo prendido em alguma estrutura do Titanic.

A conclusão do ex-almirante é que, se o submarino ainda estiver próximo ao local em que o navio afundou, está preso.

Frank Owen, oficial aposentado da Marinha australiana e especialista em fuga de submarinos, concordou com Parry: para ele, se o submarino estiver inteiro no mar, provavelmente está “emaranhado” em algo.

Investigações ainda não encontraram o Titan (Imagem: OceanGate Expeditions/AFP)

Outras possibilidades

A possibilidade de o submarino desaparecido ter implodido, devido à profundidade e pressão, foi cogitada.

Outro cenário é a de os tripulantes terem conseguido usar o ar comprimido para impulsionar a embarcação até a superfície. Porém, segundo Owen, se esse fosse o caso, os resgates já o teriam encontrado. As investigações continuam.

Com informações de R7

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Submarino desaparecido: especialista acredita que embarcação está presa nos destroços do Titanic apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Melhores notebooks para estudar: ficha técnica e preço

Tremembé terá segunda temporada no Prime Video? Veja o que esperar

Google pode comprar Wiz por US$ 32 bilhões, autorizam EUA