Substituição de última hora: novo da Blue Origin decola com executiva no lugar de passageiro

A Blue Origin realizou com sucesso mais um voo turístico suborbital nesta quarta-feira (22). O veículo New Shepard decolou do Texas carregando seis passageiros, que experimentaram alguns minutos de imponderabilidade e a vista da curvatura da Terra contra o fundo escuro do espaço.

A missão, designada NS-38, é a 38ª do programa New Shepard e o 17º voo espacial tripulado da empresa. O lançamento ocorreu às 11h25 na hora local (13h25 no horário de Brasília), após um breve atraso causado pela presença de “pessoal não autorizado na área de lançamento”, conforme anunciado durante a transmissão ao vivo.

A tripulação foi composta por um grupo diversificado:

  • Tim Drexler, empresário e piloto.
  • Linda Edwards, médica ginecologista-obstetra aposentada.
  • Alain Fernandez, incorporador imobiliário.
  • Alberto Gutiérrez, empresário.
  • Jim Hendren, coronel aposentado da Força Aérea dos EUA e fundador de uma empresa do setor plástico.
  • Laura Stiles, diretora de operações de lançamento do New Shepard na própria Blue Origin.

Com este grupo, a Blue Origin atingiu a marca de 98 pessoas levadas ao espaço em seus voos tripulados, sendo 92 indivíduos únicos, já que seis deles já haviam voado anteriormente com a empresa. O programa de turismo espacial da companhia começou em 20 de julho de 2021, data que coincidiu com o 52º aniversário do pouso lunar da Apollo 11.

Leia mais:

Como são os voos turísticos da Blue Origin ao espaço

As missões do New Shepard geralmente variam entre 10 e 12 minutos desde a decolagem até o pouso. Nesse período, os passageiros vivenciam alguns minutos de microgravidade e podem observar a curvatura da Terra contrastando com o fundo escuro do espaço. A cápsula retorna ao solo auxiliada por paraquedas, enquanto o foguete pousa separadamente.

A Blue Origin ainda não revelou quanto custa garantir um assento no New Shepard. Sabe-se que a Virgin Galactic, principal concorrente no turismo espacial suborbital, cobra cerca de US$600 mil por passageiro (R$3,22 milhões).

O post Substituição de última hora: novo da Blue Origin decola com executiva no lugar de passageiro apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Novo plugin pode tornar textos gerados por IA mais humanos

Nova busca com IA do Google usa seus emails, fotos e arquivos nas respostas

Ransomware Hakuna Matata bloqueia sistemas Windows para roubar dados bancários