Taikonautas voltam à Terra após seis meses na estação espacial da China

Neste domingo (3), os taikonautas (designação para astronautas da China) Ye Guangfu, Li Cong e Li Guangsu, membros da missão Shenzhou-18, retornaram à Terra após seis meses a bordo da estação espacial chinesa, Tiangong. 

Desde que chegou ao laboratório orbital, em 25 de abril, o trio realizou uma série de experimentos científicos, além de uma caminhada espacial recorde nacional em maio e outra em junho para instalar uma proteção contra detritos espaciais. Eles também realizaram exercícios de emergência e capturaram imagens da Terra.

Ye Guangfu (ao centro), Li Cong (à direita) e Li Guangsu (à esquerda) foram os tripulantes da missão espacial Shenzhou-18. Crédito: Xinhua

Leia mais:

A espaçonave transportando Ye, Li e Li aterrissou na área de pouso de Dongfeng, perto do Espaçoporto de Jiuquan, às 13h24 (pelo horário de Brasília) – 00h24 de segunda-feira (4), no horário de Pequim. Esta foi a segunda vez que uma missão espacial pousou no local durante a noite. 

De acordo com o site Space.com, algumas horas antes da chegada dos astronautas, equipes de observação e de busca e resgate realizaram inspeções finais, ajustes e testes com termovisores infravermelhos para rastreamento.

Ye Guangfu é o primeiro e único astronautas da China a passar mais de 365 dias totais no espaço. Crédito: CGTN

Astronauta da missão Shenzhou-18 é o primeiro da China a passar 365 dias no espaço

Com a missão Shenzhou-18, Ye se tornou recentemente o primeiro astronauta da China a ultrapassar 365 dias no espaço no total, tendo sido também membro da missão Shenzhou-13, entre 2021 e 2022.

A China pretende manter Tiangong, que tem cerca de 20% da massa da Estação Espacial Internacional (ISS, permanentemente ocupada e operacional por pelo menos uma década. Autoridades espaciais do país revelaram recentemente planos para expandir a estrutura em forma de T duplo, adicionando três novos módulos.

O post Taikonautas voltam à Terra após seis meses na estação espacial da China apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Brecha grave em Samsung Galaxy era porta aberta para hackers

Preço do iPhone 17 no Brasil é o segundo mais caro do mundo

iPhone 17: pré-venda da nova linha da Apple começa nesta terça