A Sony e a TCL anunciaram nesta terça-feira (20) um acordo para que a marca chinesa assuma o controle da divisão de TVs da gigante japonesa. Ambas formarão uma joint venture para cuidar do negócio, que tem previsão de entrar em operação a partir de abril de 2027.
A nova empresa focada na área de entretenimento residencial terá a TCL como responsável por 51% das ações, enquanto a Sony responderá pelos 49% restantes. As marcas seguem em discussões para selar o acordo definitivo, devendo confirmar a parceria até o final de março.
Produtos manterão as marcas “Sony” e “Bravia”
O acordo entre Sony e TCL prevê que a empresa formada pelas parceiras atuará globalmente, cuidando de todo o processo. Isso inclui desde o desenvolvimento e o design dos novos produtos até a fabricação, passando pelas vendas, logística e atendimento ao cliente.
- “Neste cenário de mercado, a nova empresa busca criar produtos inovadores que atendam às expectativas dos clientes em todo o mundo e alcançar um crescimento ainda maior dos negócios por meio de excelência operacional excepcional”, disseram as companhias, em comunicado;
- Da Sony, o negócio aproveitará a tecnologia de alta qualidade de imagem e áudio, junto com o valor da marca, a expertise operacional e a gestão da cadeia de suprimentos;
- Já da TCL, a joint venture herdará sua tecnologia avançada de displays, presença industrial, eficiência de custos de ponta a ponta, força da cadeia de produção vertical e as vantagens globais;
- Além das TVs, a parceria resultará na produção de equipamentos de áudio domésticos.

Embora a gigante chinesa tenha ficado com a maioria das ações, os novos produtos fabricados vão continuar a trazer as marcas “Sony” e “Bravia” da fabricante japonesa. A ideia é aproveitar a força dos nomes reconhecidos globalmente para alavancar o negócio.
O acordo representa a entrada da TCL no seguimento de TVs premium, dominado por empresas como Samsung e LG, que apresentaram suas últimas inovações na CES 2026, além da própria Sony. Por outro lado, pode facilitar o lançamento de televisores Bravia acessíveis.
Parceiras celebram acordo
O CEO da Sony, Kimio Maki, celebrou a parceria estratégica afirmando que a combinação das marcas criará “novo valor para o cliente no campo de entretenimento doméstico”. Para ele, os futuros produtos oferecerão experiências “ainda mais cativantes”.
Por sua vez, a diretora executiva da TCL, Du Juan, comentou que o negócio criará uma “plataforma poderosa para o crescimento sustentável”. Ela disse, ainda, que espera elevar o valor da marca e otimizar a cadeia de produção, entregando produtos e serviços superiores.
E você, o que pensa sobre a parceria entre Sony e TCL? Comente nas redes sociais do TecMundo.
