Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia e da EC Power conseguiram desenvolver uma tecnologia de carregamento de bateria para carros elétricos que pode ser feita em apenas 10 minutos.
Essa tecnologia vem sendo desenvolvida pela Penn State e pela EC Power há alguns anos, mas finalmente está próxima de ser comercializada. Um novo paper sobre a tecnologia de carregamento de baterias com alta densidade energética foi publicado essa semana na revista Nature.
Nas palavras de Chao-Yang Wang, professor de engenharia mecânica da Penn State, “nossa tecnologia de carregamento rápido funciona para a maioria das baterias com densidade energética, e assim abre uma nova possibilidade para reduzir as baterias de carros elétricos de 150 para 50 kWh sem causar ansiedade nos motoristas.”
Assim, a tecnologia desenvolvida em parceria com a empresa EC Power pode criar “baterias menores, que carreguem mais rápido para reduzir de forma expressiva o custo das baterias, além do uso de materiais críticos como cobalto, grafite e lítio, permitindo a adoção em massa de carros elétricos acessíveis,” segundo Yang Wang.
Além da empresa e da Penn State, o projeto foi financiado pela Força Aérea e pelos Departamentos de Defesa e Energia dos Estados Unidos.
Como funciona a bateria para carros elétricos que pode ser carregada em 10 minutos
A tecnologia de carregamento usa modulação térmica interna para controlar a temperatura da bateria, a mantendo na temperatura ideal, ou seja, quente, mas não demais.
Leia mais:
Empresa cria bateria de carros elétricos que atinge 100% de carga em 5 minutosBateria de lítio carrega carros elétricos em apenas 10 minutosScooters elétricas que carregam 100% de bateria em 5 minutos?
Esse controle interno da temperatura é possível por uma nova estrutura de bateria. O sistema usa uma lâmina ultrafina de níquel como um quarto componente, além do ânodo, eletrólito e cátodo. Assim, essa lâmina faz a regulação da temperatura e reatividade da bateria, permitindo seu carregamento rápido em apenas 10 minutos.
EC Power está trabalhando para lançar a tecnologia comercialmente
A EC Power está trabalhando para lançar comercialmente essa tecnologia de carregamento de baterias para carros elétricos.
Segundo um estudo da Deloitte, 10% dos entrevistados disseram que o tempo de carregamento é o maior problema com os carros elétricos, assim a solução da Penn State e EC Power chega em boa hora.
Vale lembrar que os estados da Califórnia e de Nova York decidiram proibir a venda de carros movidos por combustão a partir de 2035. Assim, o projeto tem o potencial de revolucionar o mercado de carros elétricos, que está em grande expansão.
Imagem: Smile Fight (Shutterstock)
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Tecnologia permite carregar a bateria de carros elétricos em apenas 10 minutos apareceu primeiro em Olhar Digital.