Tecnologia usada pela Lamborghini pode revolucionar os carros elétricos

Já ouviu falar em supercapacitores? O componente consegue armazenar energia como uma bateria, mas oferece uma vantagem interessante: a capacidade de carregar em questão de segundos, algo inédito no mercado de carros elétricos.

A tecnologia também dispensa o uso de células de energia como as usadas em baterias de íons-lítio, por exemplo. Atualmente, os supercapacitores já são usados na indústria automotiva para reforçar o desempenho de alguns supercarros. É o caso da Lamborghini.

A ideia é simples, entregar mais força em situações mais exigentes. O que nos carros elétricos ainda preservaria a vida útil da bateria convencional.

Leia mais:

Nanotintas à base de grafeno podem ser usadas para imprimir microssupercapacitoresEnergia eólica: turbinas gigantes estão “em crise”EUA estão perto de ter energia renovável em 25% de toda geração elétrica do país

O uso de supercapacitor em automóveis

O Lamborghini Aventador foi um dos primeiros carros a adotar o supercapacitor.A montadora italiana seguiu apostando na ideia em outros supercarros.A empresa justifica que um supercapacitor pode entregar até três vezes mais potência que uma bateria automotiva comum sem aumentar o peso do carro.A receita da Lamborghini é combinar o supercapacitor com o motor V12 para melhorar a retomada de aceleração, oferecendo uma experiência parecida com o torque instantâneo de um carro elétrico.Lamborghini Aventador foi um dos primeiros carros equipados com supercapacitores. Imagem: Lamborghini/Divulgação

O híbrido esportivo Sián, o primeiro Lamborghini eletrificado, também vem equipado com supercapacitor, o que permite mais agilidade nas retomadas, além de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos e superar a marca dos 350 km/h.

Lamborghini Sián Roadster. Imagem: Lamborghini/Divulgação

Tecnologia ainda restrita aos supercarros

Como vimos até aqui, apesar das vantagens, o uso de supercapacitores no meio automotivo ainda aparece apenas em modelos exclusivos e muito caros. É esperado que, com o passar do tempo, os custos diminuam, permitindo adicioná-los também em carros de passeio.

O post Tecnologia usada pela Lamborghini pode revolucionar os carros elétricos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Brecha grave em Samsung Galaxy era porta aberta para hackers

Preço do iPhone 17 no Brasil é o segundo mais caro do mundo

iPhone 17: pré-venda da nova linha da Apple começa nesta terça