Telescópio Espacial James Webb vai observar cometas em breve

Os cometas intrigam a humanidade há milênios, mas com o Telescópio Espacial James Webb iniciando as operações científicas este mês, os cientistas esperam desvendar segredos sobre esses objetos gelados.

Em um estudo liderado por Heidi Hammel, vice-presidente executiva da Associação de Universidades para Pesquisa em Astronomia e cientista interdisciplinar do Webb, os poderosos instrumentos infravermelhos do observatório serão treinados em três cometas do sistema solar. O objetivo será analisar a composição química dos astros. Como eles são alguns dos corpos mais primitivos da nossa galáxia, essa informação pode revelar pistas sobre o início da vida no espaço.

“Queremos estudar cometas com Webb por causa das capacidades muito poderosas do telescópio no infravermelho próximo e médio”, disse Hammel em comunicado. “O que torna esses comprimentos de onda de luz particularmente poderosos para estudos de cometas é que eles nos permitem estudar a composição química dessa poeira e gás que sai do núcleo do cometa e descobrir o que é.”

A equipe de Hammel observará três cometas, cada um de uma família diferente. O primeiro será um de Júpiter – potencialmente o Cometa Borrelly, cuja órbita é afetada pela gravidade do gigante gasoso. O segundo será um cometa do cinturão principal – provavelmente o Comet Read.

Leia mais:

Telescópio James Webb tem sinal verde para uso do primeiro instrumento científicoA dupla de milhões: James Webb e Event Horizon vão estudar buraco negro no centro da Via LácteaTelescópio espacial James Webb é atingido por meteoritos

O terceiro será o que é chamado de “cometa alvo de oportunidade”, ou seja, um que ainda não foi descoberto. Os pesquisadores esperam que este terceiro seja detectado por Webb antes do início deste estudo e que pertença a uma família de astros diferente dos outros dois alvos. Em um cenário possível, a equipe seria capaz de estudar um cometa da Nuvem de Oort que pode ter se originado nos arredores do sistema solar.

“Um dos pontos fortes do Webb é sua capacidade de detectar objetos fracos, e isso o torna uma ótima ferramenta para estudar esses intrusos interestelares muito raros”, disse Hammel. “Se pudéssemos coletar informações de composição sobre sua superfície, isso poderia abrir um novo campo de estudo.”

O estudo faz parte do Ciclo 1 do programa Observações em Tempo Garantido, que ocorrerá durante o primeiro ano de operação do James Webb.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Telescópio Espacial James Webb vai observar cometas em breve apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Novo Conselho Nacional de Política Mineral terá foco em terras raras

Seu PC roda Arena Breakout Infinite? Veja requisitos do jogo grátis e onde baixar

Asteroide do tamanho de um Fiat Uno sobrevoa a Terra antes de passar “de raspão” pela Lua