Telescópio Hubble flagra interação perturbadora entre par de galáxias

Lançado em 1990, o telescópio espacial Hubble foi inicialmente considerado um fiasco: uma falha no polimento de seu espelho principal fez com que o equipamento se tornasse “míope”, incapaz de focar objetos muito distantes, exatamente aqueles que ele foi criado para estudar.

Par de galáxias conhecido como Arp-Madore 608-333 é registrado pelo Hubble. Imagem: ESA/Hubble & NASA, Pesquisa de Energia Escura/Departamento de Energia/Fermilab/Câmera de Energia Escura (DECam)/Observatório Interamericano de Cerro Tololo/NOIRLab/AURA

Uma “cirurgia corretiva” feita três anos depois permitiu que o telescópio pudesse cumprir sua missão tão majestosamente, que, mesmo com 32 anos de atividade, ele continua nos brindando com imagens cada vez mais fascinantes do cosmos e fornecendo valiosas informações científicas.

O flagra mais recente, feito pela Câmera Avançada para Pesquisas, mostra duas galáxias interativas, que compõem o par conhecido como Arp-Madore 608-333, flutuando lado a lado. Embora pareçam serenas e inabaláveis, elas estão sutilmente distorcendo uma à outra por meio de uma interação gravitacional mútua que está perturbando e adulterando ambas. 

Segundo comunicado da NASA, a captura das galáxias interativas em Arp-Madore 608-333 é parte de um esforço para construir um arquivo de alvos interessantes para um estudo futuro mais detalhado envolvendo o Hubble, telescópios terrestres e o Telescópio Espacial James Webb (JWST). 

Leia mais:

Hubble descobre “escudo” nas maiores galáxias satélites da Via LácteaTelescópio Hubble: imagem mostra plumas brilhantes da Grande Nuvem de MagalhãesHubble registra galáxia “florida” a 25 milhões de anos-luz da Terra

Ainda de acordo com a agência, decidir como conceder o tempo de observação do Hubble é um processo demorado, competitivo e difícil, e as observações são alocadas de modo a usar cada segundo do tempo disponível do telescópio. 

No entanto, há uma fração de tempo pequena – de cerca de 2% a 3% – que não é utilizada quando o Hubble se volta para apontar para novos alvos. Programas de registros instantâneos, como o que capturou o par Arp-Madore 608-333, existem para preencher essa lacuna e aproveitar os momentos entre observações mais longas. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Telescópio Hubble flagra interação perturbadora entre par de galáxias apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Novos monitores Odyssey G7 da Samsung tem resolução 5K2K

Realme pode lançar celular com bateria ‘gigante’ de 15.000 mAh

Tudo sobre Project Spectrum, novo jogo de terror dos criadores de Delta Force