O Windows Sandbox é um recurso utilizado em PCs com Windows 10 ou 11 nas seguintes versões: Pro, Enterprise e Education. Ele possibilita a criação de um espaço virtualizado temporário no PC, permitindo a análise de arquivos suspeitos, o teste de softwares desconhecidos e até mesmo o uso de configurações avançadas. Assim que o ambiente é fechado, o conteúdo é apagado de forma automática.
Como visto acima, o recurso é uma excelente opção para dar maior segurança ao usuário em diversas tarefas de risco. Mas será que existe um recurso semelhante ao Sandbox para Android ou iOS? Continue a leitura e confira a resposta.
Tem Sandbox no celular Android ou iOS?
Sim, existem alternativas semelhantes para os dispositivos. Conheça alguns dos principais recursos a seguir!
Perfil de trabalho
Este é um recurso presente em aparelhos Android para a criação de um espaço isolado no dispositivo, possibilitando separar apps e dados de trabalho dos pessoais. Dessa forma, o usuário consegue utilizar o celular com maior segurança e privacidade em atividades profissionais e pessoais.
Caso você tenha um perfil desse em seu aparelho, vá em “Configurações” > “Senhas e contas” e acesse a guia “Configurações do perfil de trabalho”. Alguns celulares apresentam os perfis diretamente nas “Configurações”. Vale destacar que essas etapas podem variar entre os dispositivos e que alguns modelos não possuem a função.
Leia mais:
- Como o Windows Sandbox permite abrir qualquer aplicativo sem riscos
- Como ativar o novo recurso do Windows 10 para testar programas com segurança
- Quais as principais diferenças entre o Windows 10 e 11?
Aplicativos de clonagem
Imagem: Captura de tela/Matheus Chaves – Olhar Digital
Outro meio de aproveitar um espaço semelhante ao criado pelo Sandbox é utilizar aplicativos de clonagem. Um deles é o App Cloner, disponível para celulares com o sistema operacional Android. Ele é capaz de rodar o mesmo aplicativo em um ambiente separado.
Há também o Island para celulares Android. Ele tem a função de isolar o aplicativo, proporcionando maior proteção e privacidade, além de ser capaz de clonar um app para uma execução paralela, congelá-lo com o intuito de bloquear suas ações em segundo plano e até mesmo ocultar apps.
Sandbox nativo em celulares iOS
Thom Bradley/Unsplash
De acordo com o suporte da Apple, todo aplicativo instalado em um iPhone funciona dentro de um sandbox nativo. Dessa maneira, cada um possui um espaço isolado, sem ter acesso a dados de outros aplicativos sem que haja permissão do usuário.
O recurso é projetado para evitar que um aplicativo colete ou modifique informações armazenadas em outros apps. Para isso, assim que um app é instalado no celular, um diretório inicial exclusivo é adicionado a ele.
O post Tem Sandbox no celular Android ou iOS? apareceu primeiro em Olhar Digital.