Home Variedade Tem tanta fumaça de queimadas em cima do Brasil que dá para ver do espaço

Tem tanta fumaça de queimadas em cima do Brasil que dá para ver do espaço

by
4 minutes read

A fumaça das queimadas na Amazônia e no Pantanal chegaram a pelo menos dez estados, espalhados entre as regiões Norte e Sul do país. Essa espécie de corredor de fumaça tomou proporções tão grandes que dá para vê-lo em imagens de satélite.

O corredor apareceu por conta de outro fenômeno, conhecido como “rios voadores” – corredores de umidade atmosférica que vão da região amazônica até o centro-sul. Na falta de água evaporada (porque faz tempo que não chove) e excesso de queimadas, ele virou um “rio atmosférico de fumaça”, segundo Estael Sias, meteorologista da MetSul.

Imagens de satélite mostram ‘corredor’ de fumaça entre Norte e Sul do Brasil

Imagens de satélite disponibilizadas por instituições estadunidenses, como a NASA (focada no espaço) e a NOAA (focada na atmosfera), mostram um “corredor” de fumaça, como descrito em postagem do MetSul, empresa de meteorologia que fica no Rio Grande do Sul.

Veja abaixo a imagem divulgada pela NOAA na segunda-feira (19):

‘Corredor’ de fumaça de queimadas cobre Brasil e alguns países vizinhos (Imagem: NOAA)

A imagem mostra a concentração de aerossóis – partículas como poeira, fumaça e poluição. E fica claro como esse “rio atmosférico de fumaça” cobre tanto um pedaço considerável entre as regiões Norte e Sul do Brasil quanto dos países vizinhos Paraguai, Bolívia e Peru.

Já uma imagem da NASA dá uma “visão de satélite” do fenômeno. Veja abaixo:

Imagem divulgada pela NASA mostra fumaça de queimadas e incêndios ativos no Brasil (Imagem: NASA)

A imagem da NASA é de 16 de agosto. Ela mostra a camada de fumaça saindo da Amazônia e alcançando a região Sul. Já os pontos vermelhos eram os incêndios ativos no momento da captura da imagem.

Outra imagem da NASA, essa capturada em 4 de agosto, mostra a camada de fumaça das queimadas nos estados do Amazonas e do Pará. Veja abaixo:

Imagem de satélite mostrando fumaça de queimadas na região Norte do Brasil foi destaque em site vinculado à NASA (Imagem: NASA)

A postagem sobre a imagem foi destaque na página inicial do Earth Observatory, vinculado à NASA, em 9 de agosto.

Leia mais:

Baixa umidade vai continuar nos próximos dias, segundo Inmet

10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas

Entenda o que é ecoansiedade e qual relação com as mudanças climáticas

Virada no tempo

A previsão é de que uma frente fria avance a partir do Sul do Brasil entre esta quinta-feira (22) e sexta-feira (23). Ela deve passar pelo estado de São Paulo e pelo sul do Mato Grosso do Sul, levando chuvas e temporais.

Também está previsto para chegar ao Brasil, entre sexta e sábado (24), uma massa de ar polar. Ela deve trazer vento gelado e seco para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, segundo o MetSul.

“Tudo isso deve provocar queda de temperatura e ajudar a limpar a atmosfera”, diz o meteorologista da empresa. Nossas vias respiratórias agradecem.

O post Tem tanta fumaça de queimadas em cima do Brasil que dá para ver do espaço apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment